Rumo ao TCC
Proposta de Investigação
para o TCC: Semestre IX
No decorrer do estágio as questões que mais me inquietaram
foram a pouca fluência de leitura e interpretação das crianças. Percebi que
eles tinham certa resistência em ler e depois em expressar o que entenderam
sobre as leituras, textos ou outras colocações. Logo no inicio do ano, as crianças em
unanimidade afirmaram que a disciplina que mais gostavam era a matemática.
Deste momento em diante um questionamento ficou em meu inconsciente, o porquê
desta preferência unanime? Mas no decorrer do semestre e do estagio obtive as
respostas. As crianças pouco liam, não foram estimuladas a ler, pensar e
interpretar. Por isso o foco e objetivo do meu estágio é demonstrar a eficácia
da Literatura Infantil, para a formação de leitores conscientes, críticos e
reflexivos para a atuação cidadã, desenvolvendo o gosto pela leitura e
consequentemente todos os outros aspectos que dela se originam.
Para
Cavalcanti
“Ler sempre representou uma
das ligações mais significativas do ser humano com o mundo. Lendo reflete-se e
presentifica-se na história. O homem, permanentemente, realizou uma leitura do
mundo. Em paredes de cavernas ou em aparelhos de computação, lá está
reproduzido seu estar no mundo e reconhecendo-se capaz de representação.
Certamente, ler é engajamento existencial. Quando dizemos ler, nos referimos a
todas as formas de leitura. Lendo, nos tornamos mais humanos e sensíveis”. (CAVALCANTI, 2002, p.13).
Segundo Faria:
“A
capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de
literatura infantil é uma das alternativas para não reduzir a literatura a uma
abordagem meramente pedagógica. Explorar o livro infantil, sua narrativa, suas
ilustrações, seu significado é um recurso que deve ser abordado com competência
e criatividade. Para isso, o professor também precisa saber ser leitor, o
professor precisa estar preparado para formar sujeitos leitores, e isso
significa na leitura diária do livro de literatura, na interpretação coletiva,
feita com alunos e professor e no registro, que é a construção do sentido do
texto, o esforço em escrever algo que se ouve, mediado obviamente pelo
professor, leva à compreensão do velho e à possibilidade de criação do novo, o
modo de trabalhar a literatura infantil em sala de aula requer identificar a
forma como se trabalha, envolvendo a interpretação do texto, a exploração do
livro, a coligação do autor e do ilustrador com o que pretendem passar com a
história narrada estimulando a curiosidade das crianças e o desejo de dialogar
sobre o livro”. (FARIA,
2004)
Sendo assim aplicar a literatura infantil em diversos contextos sociais para que desta forma as crianças tenham disposição, curiosidade, sede de ouvir, ler, transformar e vivenciar as histórias fictícias em reais.
Referências:
CAVALCANTI, Joana. Caminhos
da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo:
Paulus, 2002.
Comentários
Postar um comentário