Rumo ao TCC


Proposta de Investigação para o TCC: Semestre IX

No decorrer do estágio as questões que mais me inquietaram foram a pouca fluência de leitura e interpretação das crianças. Percebi que eles tinham certa resistência em ler e depois em expressar o que entenderam sobre as leituras, textos ou outras colocações.   Logo no inicio do ano, as crianças em unanimidade afirmaram que a disciplina que mais gostavam era a matemática. Deste momento em diante um questionamento ficou em meu inconsciente, o porquê desta preferência unanime? Mas no decorrer do semestre e do estagio obtive as respostas. As crianças pouco liam, não foram estimuladas a ler, pensar e interpretar. Por isso o foco e objetivo do meu estágio é demonstrar a eficácia da Literatura Infantil, para a formação de leitores conscientes, críticos e reflexivos para a atuação cidadã, desenvolvendo o gosto pela leitura e consequentemente todos os outros aspectos que dela se originam.
Para Cavalcanti
Ler sempre representou uma das ligações mais significativas do ser humano com o mundo. Lendo reflete-se e presentifica-se na história. O homem, permanentemente, realizou uma leitura do mundo. Em paredes de cavernas ou em aparelhos de computação, lá está reproduzido seu estar no mundo e reconhecendo-se capaz de representação. Certamente, ler é engajamento existencial. Quando dizemos ler, nos referimos a todas as formas de leitura. Lendo, nos tornamos mais humanos e sensíveis”. (CAVALCANTI, 2002, p.13).

Segundo Faria:
A capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de literatura infantil é uma das alternativas para não reduzir a literatura a uma abordagem meramente pedagógica. Explorar o livro infantil, sua narrativa, suas ilustrações, seu significado é um recurso que deve ser abordado com competência e criatividade. Para isso, o professor também precisa saber ser leitor, o professor precisa estar preparado para formar sujeitos leitores, e isso significa na leitura diária do livro de literatura, na interpretação coletiva, feita com alunos e professor e no registro, que é a construção do sentido do texto, o esforço em escrever algo que se ouve, mediado obviamente pelo professor, leva à compreensão do velho e à possibilidade de criação do novo, o modo de trabalhar a literatura infantil em sala de aula requer identificar a forma como se trabalha, envolvendo a interpretação do texto, a exploração do livro, a coligação do autor e do ilustrador com o que pretendem passar com a história narrada estimulando a curiosidade das crianças e o desejo de dialogar sobre o livro”. (FARIA, 2004)

Sendo assim aplicar a literatura infantil em diversos contextos sociais para que desta forma as crianças tenham disposição, curiosidade, sede de ouvir, ler, transformar e vivenciar as histórias fictícias em reais.


Referências:


CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo: Paulus, 2002.

FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 3. ed. São Paulo:Contexto, 2004

 


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