A Literatura Infantil Como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem


Dadas as premissas sobre a relevância da literatura no contexto escolar, dentro do processo de ensino aprendizagem, pode-se afirmar que a literatura infantil configura não apenas como uma ferramenta de formação conceitual, mas também como um instrumento de superação das próprias dificuldades.

A literatura infantil através da fantasia amplia possibilidades e meche com as emoções e os sentimentos secretos, tais como: medos, conflitos, inseguranças, desejos e ambições. Fazendo com que o leitor aumente suas hipóteses de superação e crescimento.


O espírito da criança precisa do drama, da movimentação das personagens, da soma das experiências populares e tudo isso dito por meio das mais elevadas formas de expressão e com inegável elevação do pensamento. (SOSA, 1978, p.19).


[...] é a partir da leitura de mundo que o ser humano aprende a ler os demais tipos de textos. A literatura oral, além de expandir a leitura de mundo, torna-se uma ferramenta eficaz para despertar a curiosidade por outras artes e exercitar a imaginação dos ouvintes. (FREIRE 1982)


Na prática dominar a leitura é condição primordial para a compreensão de mundo e socialização, pois dela surtem conexões tais como: descobertas e indagações que contribuem para a formação de leitores conscientes e reflexivos perante a sociedade e em contrapartida injetam doses diárias de apropriação de fluência leitora e de interpretação daquilo que é lido. Desta forma obtemos uma alavanca para a resolução ou diminuição no déficit de reprovações que há por falta desta apropriação.


Referências:


FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez,1982. (Polemicas do nosso tempo; 4).
SOSA, J. A Literatura Infantil. Trad. James Amado. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo. 1978. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo