A Literatura Infantil Como Ferramenta no Processo de Ensino Aprendizagem
Dadas as premissas sobre a
relevância da literatura no contexto escolar, dentro do processo de ensino
aprendizagem, pode-se afirmar que a literatura infantil configura não apenas
como uma ferramenta de formação conceitual, mas também como um instrumento de
superação das próprias dificuldades.
A literatura infantil através
da fantasia amplia possibilidades e meche com as emoções e os sentimentos
secretos, tais como: medos, conflitos, inseguranças, desejos e ambições.
Fazendo com que o leitor aumente suas hipóteses de superação e crescimento.
O espírito da criança precisa do
drama, da movimentação das personagens, da soma das experiências populares e
tudo isso dito por meio das mais elevadas formas de expressão e com inegável
elevação do pensamento. (SOSA, 1978, p.19).
[...] é a partir da leitura de mundo
que o ser humano aprende a ler os demais tipos de textos. A literatura oral,
além de expandir a leitura de mundo, torna-se uma ferramenta eficaz para
despertar a curiosidade por outras artes e exercitar a imaginação dos ouvintes.
(FREIRE 1982)
Na prática dominar a leitura
é condição primordial para a compreensão de mundo e socialização, pois dela
surtem conexões tais como: descobertas e indagações que contribuem para a
formação de leitores conscientes e reflexivos perante a sociedade e em contrapartida
injetam doses diárias de apropriação de fluência leitora e de interpretação daquilo
que é lido. Desta forma obtemos uma alavanca para a resolução ou diminuição no
déficit de reprovações que há por falta desta apropriação.
Referências:
FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados:
Cortez,1982. (Polemicas do nosso tempo; 4).
SOSA, J. A Literatura Infantil. Trad. James
Amado. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo. 1978.
Comentários
Postar um comentário