Considerações finais sobre o curso
A Escola desta forma
cumpre seu papel, propiciando esse espaço de percepção e mediação, como afirma a autora, “a escola é um espaço
privilegiado para o encontro entre o leitor e o livro, nesse espaço, apreciamos
os estudos literários, pois de maneira mais abrangente do que quaisquer outros,
estimulam os exercícios da mente, a percepção do real em suas múltiplas
significações”.( COELHO 2000, p.16)
E que complementa a afirmação de outra autora: Ler
sempre representou uma das ligações mais significativas do ser humano com o
mundo. Lendo reflete-se e presentifica-se na história. O homem,
permanentemente, realizou uma leitura do mundo. Em paredes de cavernas ou em
aparelhos de computação, lá está ele reproduzindo seu “estar-no-mundo” e
reconhecendo-se capaz de representação. Certamente, ler é engajamento
existencial. Quando dizemos ler, nos referimos a todas as formas de leitura.
Lendo, nos tornamos mais humanos e sensíveis. (CAVALCANTI, 2002, p.13).
Concluo que nesta trajetória de aprendente e ensinante pude crescer como ser humano, as leituras e intervenções feitas pelas orientadoras e tutoras contribuíram na minha formação pessoal e social. Através das leituras de que necessitei fazer para embasar minha construção acadêmica, meus planejamentos, relatórios e reflexões. Tudo agregou significado, bem como as relações interpessoais e de socialização com as colegas, professoras, tutoras e orientadoras. Todos esses enfrentamentos de medos, desafios e superações nos levaram a um patamar de realizações e de novos propósitos no nosso caminhar, um outro olhar para nossa práxis, para avida, uma releitura de mundo.
Sou muito grata a todas e todos que contribuíram durante essa caminhada, que por vezes foi divertida, alegre e em outros momentos sufocantes, que me fizeram sair do prumo, mas com o auxílio e amizade de muitas colegas#professoras#amigas, consegui me reerguer e encontrar meu equilíbrio e razão para seguir em frente. Assim como os livros, a vida também é feita de capítulos. E cabe a nós direcionar seu enredo. A UFRGS e o PEAD me possibilitaram essa nova escrita no livro da minha vida. Saio uma pessoa mais forte, mais reflexiva, mais comprometida e melhor resolvida. Que venha o Pós agora!
REFERÊNCIAS:
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação.
São Paulo: Paulus, 2002.
COELHO,
Nelly Novaes. Literatura Infantil. 1ª Edição. São Paulo:
Moderna, 2000.
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