As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão
As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão
Em “As
cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão” Morin destaca os erros e as
ilusões no processo de delegar informações. O autor enumera os erros mentais,
intelectuais e argumenta os erros da razão. Ao mesmo tempo dá ênfase a racionalidade como uma “forma mais real”( por assim dizer) ou mais
eficaz contra o erro e a ilusão. Morin faz uma diferenciação entre os termos
racionalização, onde aborda a incerteza racional e o exercício constante da autocrítica
em prol da racionalidade. Outrossim, aponta os paradigmas que embasam o conhecimento científico, quer
seja por ilusões, ou pelas cegueiras paradigmáticas.
O erro e a ilusão são, para Morin, os alavancadores
da educação e por conta disso há a necessidade de ensinar métodos que permitem
estabelecer as relações entre as partes e o todo. Por conta disso reforça a
necessidade de introduzir na educação o estudo das características mentais e
culturais dos conhecimentos humanos como preparação para enfrentar os riscos
permanentes de erro e ilusão. Morin ainda argumenta a necessidade de ensinar
métodos que permitem estabelecer as relações entre as partes e o todo.
Como a percepção do mundo é sempre uma reconstrução, estamos todos sujeitos ao erro e a ilusão. Mas cabe a cada um explorar, perceber a realidade e se adequar para não cair nas armadilhas das cegueiras do conhecimento.
Como a percepção do mundo é sempre uma reconstrução, estamos todos sujeitos ao erro e a ilusão. Mas cabe a cada um explorar, perceber a realidade e se adequar para não cair nas armadilhas das cegueiras do conhecimento.
Os Sete Saberes Necessários a Educação
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1354592
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