Projeto de Estágio


O projeto de estágio foi elaborado através da necessidade em sanar ou reduzir o déficit da leitura e de suas consequências no processo de ensino aprendizagem dos alunos da turma de terceiro ano. Pois ao iniciar o ano uma das questões que me chamaram a atenção, foi de que em uma dinâmica aplicada no segundo dia letivo, toda a turma afirmou que gostavam só de matemática. Essa afirmativa dos alunos me deixou com uma pulga atrás da orelha, o motivo dessa unanimidade, pois em via de regra as crianças normalmente possuem maior resistência a essa disciplina. Mas no desenrolar do período de sondagem percebi que eles não sabiam ler, ou não gostavam, então precisei rever minha prática pedagógica, visto que a leitura e interpretação são fundamentais em todos os aspectos e segmentos de nossas vidas. Senti a urgência de mudar esse panorama.
Nesta busca ao analisar a literatura infantil como uma ferramenta no processo de alfabetização e letramento, meu projeto de estágio buscou subsídios para seu desenvolvimento, para despertar o gosto pela leitura de uma maneira prazerosa, divertida, lúdica e participativa.
Como diz Pinto (2004, p.109).”Uma criança é capaz de interpretar uma história é capaz de codificar símbolos e significados ligados aos fatos do seu cotidiano, e a afetividade faz parte destes signos, uma vez que o cognitivo e o afetivo estão interligados.”
A literatura infantil e outras histórias motivam as crianças a aprender, através dos personagens elas criam uma ficção e se identificam em algumas situações. A literatura infantil ajudará a criança no processo de apreensão do mundo e no domínio da linguagem e escrita.
Segundo Bettelhim:“Ouvir os contos de fadas e incorporar as imagens que ele representa pode ser comparado a espalhar sementes onde só algumas ficarão implantadas na mente da criança. Algumas ficarão trabalhando em sua mente de imediato dependendo do nível de interesse, que os contos causam na criança, e o resultado da absolvição do conteúdo e o processo de compreensão do mesmo.”BETTELHEIM (1980,p.189).
Resultado de imagem para A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.( Bamberguerd ,2000).
Adicionar legenda

Segundo ABROMOVICH (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Sendo assim criar o hábito da leitura torna-se de suma importância na educação, pois é por meio dela que se desenvolve na criança a capacidade de explorar o mundo, de socializar, tornar-se um leitor critico em relação a si mesmo e ao seu meio. A leitura pode ter funções de caráter recreativo e pedagógico. Nela podemos fazer uso da ludicidade e da criatividade, despertando o mistério e a magia, desta forma há um maior interesse e participação em contar, reproduzir oralmente ou de outras formas a interpretação e compreensão.



Referências


ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção pensamento e ação no magistério).

BETTELHEIM, B. A. Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1980.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo