Projeto de Estágio
O projeto de estágio foi elaborado através da necessidade em
sanar ou reduzir o déficit da leitura e de suas consequências no processo de
ensino aprendizagem dos alunos da turma de terceiro ano. Pois ao iniciar o ano
uma das questões que me chamaram a atenção, foi de que em uma dinâmica aplicada
no segundo dia letivo, toda a turma afirmou que gostavam só de matemática. Essa
afirmativa dos alunos me deixou com uma pulga atrás da orelha, o motivo dessa
unanimidade, pois em via de regra as crianças normalmente possuem maior
resistência a essa disciplina. Mas no desenrolar do período de sondagem percebi
que eles não sabiam ler, ou não gostavam, então precisei rever minha prática
pedagógica, visto que a leitura e interpretação são fundamentais em todos os
aspectos e segmentos de nossas vidas. Senti a urgência de mudar esse panorama.
Nesta
busca ao analisar a literatura infantil como uma ferramenta no processo de
alfabetização e letramento, meu projeto de estágio buscou subsídios para seu
desenvolvimento, para despertar o gosto pela leitura de uma maneira prazerosa,
divertida, lúdica e participativa.
Como
diz Pinto (2004, p.109).”Uma criança é capaz de interpretar uma história é
capaz de codificar símbolos e significados ligados aos fatos do seu cotidiano,
e a afetividade faz parte destes signos, uma vez que o cognitivo e o afetivo
estão interligados.”
A
literatura infantil e outras histórias motivam as crianças a aprender, através
dos personagens elas criam uma ficção e se identificam em algumas situações. A
literatura infantil ajudará a criança no processo de apreensão do mundo e no
domínio da linguagem e escrita.
Segundo
Bettelhim:“Ouvir os contos de fadas e incorporar as imagens que ele representa
pode ser comparado a espalhar sementes onde só algumas ficarão implantadas na
mente da criança. Algumas ficarão trabalhando em sua mente de imediato
dependendo do nível de interesse, que os contos causam na criança, e o
resultado da absolvição do conteúdo e o processo de compreensão do
mesmo.”BETTELHEIM (1980,p.189).
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Segundo ABROMOVICH (1997)
quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara,
sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas
existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de
carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Sendo
assim criar o hábito da leitura torna-se de suma importância na educação, pois
é por meio dela que se desenvolve na criança a capacidade de explorar o mundo,
de socializar, tornar-se um leitor critico em relação a si mesmo e ao seu meio.
A leitura pode ter funções de caráter recreativo e pedagógico. Nela podemos
fazer uso da ludicidade e da criatividade, despertando o mistério e a magia,
desta forma há um maior interesse e participação em contar, reproduzir
oralmente ou de outras formas a interpretação e compreensão.
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura
infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção
pensamento e ação no magistério).
BETTELHEIM, B. A. Psicanálise dos Contos de Fadas.
Rio de Janeiro: Paz e Terra 1980.
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