SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE
DIVERTIDA
MENTE
O Filme Divertida Mente ,é uma ótima opção para
trabalhar com as crianças sobre as questões referente aos sentimentos e conflitos. O filme serve para reavaliarmos
como estamos lidando com essas questões e de como podemos tratar de maneira leve e eficaz sobre o papel
das emoções em nossas vidas, a influência delas na construção de nossas memórias
e nas decisões que tomamos.
As emoções fazem parte do nosso desenvolvimento, com
elas podemos interagir de maneira útil e de forma equilibrada.
O filme traz um leque amplo para ser abordado e
refletido por crianças, jovens e adultos. Segue
abaixo uma lista de possíveis aprendizados:
1. As emoções são importantes, pois dão significado
às experiências;
2. Elas formam as memorias de curto e longo prazo, dependendo
da intensidade da emoção ou da repetição;
3. As experiências e memorias menos significativas
sem importância são excluídas no lixão da memoria;
4. Os amigos imaginários são importantes na infância,
mas depois com o passar do tempo são esquecidos;
5. A imaginação e fantasia são terrenos férteis para
a criatividade;
6. As emoções precisam estar em harmonia e equilíbrio
para o trem dos pensamentos não descarrilhar;
7.Aadolescencia é uma fase de muitas transformações
e transições, onde os pré adolescentes passam por turbulentas confusões de
emoções por causa das mudanças que estão ocorrendo neste período da vida, onde também
é forjado o caráter e os valores, pois se as emoções foram bem resolvidas na infância
o alicerce será adequado para suprir essa fase de transformações;
8. A tristeza também é importante para o
amadurecimento, para aproximação das pessoas e para reflexão e consciência de possíveis
mudanças;
9. Através das emoções que podem se recriadas ou
modificadas de acordo com o significado
de novas experiências é formada a personalidade;
10. As emoções se complementam, elas formam nosso
estado de animo;
O filme :Divertida Mente nos permite fazer
várias reflexões sobre:
·
O
papel da emoções em nossas vidas;
·
Perceber
que todas as emoções são importantes, até as que parecem ser negativas;
·
Refletir
sobre as cinco emoções: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo.
Divertida
Mente- Divertidamente: Riley
É uma menina divertida de 11 anos. Família,
amizade, diversão e hóquei no gelo são alguns de seus valores.
ALEGRIA
O objetivo da Alegria é garantir que
Riley esteja sempre feliz. Ela é alegre, otimista e determinada a encontrar
diversão em todas as situações. Alegria vê os desafios da vida de Riley como
oportunidades, e encara os momentos menos felizes como um caminho para chegar a
algo maior.
TRISTEZA
Nenhuma das outras emoções entende de
fato a função da Tristeza. A Tristeza adoraria ser mais otimista e útil para
manter a felicidade de Riley, mas ela acha muito difícil ser positiva. Algumas
vezes, parece que o melhor a fazer é simplesmente se deitar no chão e chorar
muito.
RAIVA
A Raiva é totalmente passional sobre
garantir a justiça nas coisas que Riley faz. Ele tem um espírito feroz e tende
a explodir quando as coisas não saem conforme planejadas. Ele é rápido para
reagir e tem pouca paciência para as imperfeições da vida.
MEDO
A principal função do Medo é proteger
Riley e mantê-la em segurança. Ele está sempre atento para identificar
potenciais desastres, e passa o tempo todo avaliando os possíveis perigos,
quedas e riscos.
NOJO
Nojinho tem personalidade forte, é
extremamente sincera e evita que Riley seja envenenada - física e socialmente.
Ela é atenta às pessoas, aos lugares e às coisas com que Riley entra em contato
- seja brócolis ou a tendência de moda do ano passado.
PLANO
DE AULA
Objetivos:
*Mostrar a importância de cada sentimento e o que
acontece se perdemos algum deles.
*Reconhecer nossos próprios sentimentos, pois a partir
deles é possível compreender e respeitar a opinião. A forma de agir e de pensar
de cada pessoa.
DESENVOLVIMENTO
·
Assistir ao filme;
·
Oralidade sobre o filme, discussão;
·
Confeccionar carinhas, emojis dos
sentimentos;
·
Utilização de um espelho para que cada
um se visualize e percebam as expressões e traços que os define, exercitando
assim o autoconhecimento; com qual dos sentimentos eles mais se identificam;
·
Confecção de jogo da memória dos
sentimentos;
Os alunos assistiram o filme e após o termino do
mesmo iniciou-se a oralidade sobre as questões abordadas, as crianças se identificavam com alguns personagens
(emoções), alguns mais com o medo, outros com a tristeza, outros ainda com a
nojinho ou a raiva, foram poucos os alunos que se identificaram com a alegria.
Neste momento as crianças conseguiram externar os sentimentos que os afligiam, foi muito interessante a abordagem e visão
deles, o seu auto reconhecimento com os sentimentos que cada um tem mais latente
em suas vidas, seus medos, tristezas, nojos, raivas e alegrias . Observando os
relatos das crianças, me surpreendeu esse grande número de falas onde se
identificavam tristes, com raiva ou medo, embora brinquem e pareçam felizes.
O filme proporcionou um grande momento de reflexão, argumentação e uso da inteligência emocional para mostrar as crianças que todos os sentimentos possuem valor e que eles se complementam, o que difere é a intensidade com sentimos. Que cabe a cada um de nós, gerenciar as emoções, dando o peso necessário a elas, que as mesmas são necessárias para o amadurecimento emocional e formação de nossa personalidade. Quando um sentimento for extremo, ele pode ser sinal de possíveis doenças, como depressão, pânico, bipolaridade.... e assim precisará da ajuda de um especialista.
Comentários
Postar um comentário