SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE


DIVERTIDA MENTE


O Filme Divertida Mente ,é uma ótima opção para trabalhar com as crianças sobre as questões referente aos sentimentos e  conflitos. O filme serve para reavaliarmos como estamos lidando com essas questões e de como podemos  tratar de maneira leve e eficaz sobre o papel das emoções em nossas vidas, a influência delas na construção de nossas memórias e nas decisões que tomamos.
As emoções fazem parte do nosso desenvolvimento, com elas podemos interagir de maneira útil e de forma equilibrada.
O filme traz um leque amplo para ser abordado e refletido por crianças, jovens e adultos. Segue  abaixo uma lista de possíveis aprendizados:
1. As emoções são importantes, pois dão significado às experiências;
2. Elas formam as memorias de curto e longo prazo, dependendo da intensidade da emoção ou da repetição;
3. As experiências e memorias menos significativas sem importância são excluídas no lixão da memoria;
4. Os amigos imaginários são importantes na infância, mas depois com o passar do tempo são esquecidos;
5. A imaginação e fantasia são terrenos férteis para a criatividade;
6. As emoções precisam estar em harmonia e equilíbrio para o trem dos pensamentos não descarrilhar;
7.Aadolescencia é uma fase de muitas transformações e transições, onde os pré adolescentes passam por turbulentas confusões de emoções por causa das mudanças que estão ocorrendo neste período da vida, onde também é forjado o caráter e os valores, pois se as emoções foram bem resolvidas na infância o alicerce será adequado para suprir essa fase de transformações;
8. A tristeza também é importante para o amadurecimento, para aproximação das pessoas e para reflexão e consciência de possíveis mudanças;
9. Através das emoções que podem se recriadas ou modificadas  de acordo com o significado de novas experiências é formada a personalidade;
10. As emoções se complementam, elas formam nosso estado de animo;
  O filme :Divertida Mente nos permite fazer várias reflexões sobre:

·         O papel da emoções em nossas vidas;
·         Perceber que todas as emoções são importantes, até as que parecem ser negativas;
·         Refletir sobre as cinco emoções: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo.







Divertida Mente- Divertidamente: Riley

É uma menina divertida de 11 anos. Família, amizade, diversão e hóquei no gelo são alguns de seus valores.






ALEGRIA

O objetivo da Alegria é garantir que Riley esteja sempre feliz. Ela é alegre, otimista e determinada a encontrar diversão em todas as situações. Alegria vê os desafios da vida de Riley como oportunidades, e encara os momentos menos felizes como um caminho para chegar a algo maior. 



TRISTEZA

Nenhuma das outras emoções entende de fato a função da Tristeza. A Tristeza adoraria ser mais otimista e útil para manter a felicidade de Riley, mas ela acha muito difícil ser positiva. Algumas vezes, parece que o melhor a fazer é simplesmente se deitar no chão e chorar muito. 



RAIVA

A Raiva é totalmente passional sobre garantir a justiça nas coisas que Riley faz. Ele tem um espírito feroz e tende a explodir quando as coisas não saem conforme planejadas. Ele é rápido para reagir e tem pouca paciência para as imperfeições da vida.



MEDO

A principal função do Medo é proteger Riley e mantê-la em segurança. Ele está sempre atento para identificar potenciais desastres, e passa o tempo todo avaliando os possíveis perigos, quedas e riscos. 




NOJO

Nojinho tem personalidade forte, é extremamente sincera e evita que Riley seja envenenada - física e socialmente. Ela é atenta às pessoas, aos lugares e às coisas com que Riley entra em contato - seja brócolis ou a tendência de moda do ano passado. 


PLANO DE AULA
Objetivos:
*Mostrar a importância de cada sentimento e o que acontece se perdemos algum deles.
*Reconhecer nossos próprios sentimentos, pois a partir deles é possível compreender e respeitar a opinião. A forma de agir e de pensar de cada pessoa.


DESENVOLVIMENTO
·         Assistir ao filme;
·         Oralidade sobre o filme, discussão;
·         Confeccionar carinhas, emojis dos sentimentos;
·         Utilização de um espelho para que cada um se visualize e percebam as expressões e traços que os define, exercitando assim o autoconhecimento; com qual dos sentimentos eles mais se identificam;
·         Confecção de jogo da memória dos sentimentos;






Os alunos assistiram o filme e após o termino do mesmo iniciou-se a oralidade sobre as questões abordadas, as crianças  se identificavam com alguns personagens (emoções), alguns mais com o medo, outros com a tristeza, outros ainda com a nojinho ou a raiva, foram poucos os alunos que se identificaram com a alegria. Neste momento as crianças conseguiram externar os sentimentos que os afligiam,  foi muito interessante a abordagem e visão deles, o seu auto reconhecimento com os sentimentos que cada um tem mais latente em suas vidas, seus medos, tristezas, nojos, raivas e alegrias . Observando os relatos das crianças, me surpreendeu esse grande número de falas onde se identificavam tristes, com raiva ou medo,  embora brinquem e pareçam felizes.           



O filme proporcionou um grande  momento de reflexão, argumentação e uso da inteligência emocional para mostrar as crianças que todos  os sentimentos possuem valor e que eles se complementam, o que difere é a intensidade com sentimos. Que cabe a cada um de nós, gerenciar as emoções, dando o peso necessário a elas, que as mesmas são necessárias para o amadurecimento emocional e formação de nossa personalidade. Quando um sentimento for extremo, ele pode ser sinal de possíveis doenças, como depressão, pânico, bipolaridade.... e assim precisará da ajuda de um especialista.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo