A literatura infantil como um recurso pedagógico


A literatura infantil é um recurso pedagógico indispensável no processo ensino aprendizagem, pois favorece a aquisição da leitura e da escrita.
Conforme ressalta o autor: o ato de alfabetizar consiste em ensinar a ler e a escrever, ou seja, “(…) alfabetizar significa adquirir habilidades de decodificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler)”.(SOARES, 2004, p. 15).
A literatura entre muitos contextos proporciona não somente aprendizado ao educando, mas para toda a família, um contato com letras, números, realidades diferentes, valores éticos, culturais, religiosos, novas formas de perceber o mundo, e isso influência a vida de todos de forma positiva.
Desta forma, ficam evidentes que a alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, e se faz necessário o alfabetizar letrado.  Teberosky afirma que:
Resultado de imagem para A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura.( Bamberguerd ,2000).
Adicionar legenda
(…) a alfabetização não consiste unicamente em aprender a ler e a escrever para reproduzir o conhecimento que outros elaboram, mas, sim, em capacitados sujeitos a usar, de forma autônoma, essas habilidades como ferramentas capazes de construir conhecimentos. Ou seja, adquirir as habilidades de leitura e escrita é adquirir um importante instrumento de aprendizagem e de construção de novos conhecimentos. (2010).

Diante dessa afirmativa, podemos concluir que as histórias despertam o interesse e a curiosidade das crianças pelo aprendizado, pois a literatura desperta a emoção, o imaginário e os sonhos das crianças, mesmo inconscientemente trazem exemplos de soluções temporárias para as dificuldades encontradas no cotidiano das crianças.


SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2001 e 2004.

TEBEROSKY, Ana Colomer Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtiva.Porto Alegre: Artmed, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo