A literatura infantil como um recurso pedagógico
A literatura infantil é um recurso pedagógico indispensável
no processo ensino aprendizagem, pois favorece a aquisição da leitura e da
escrita.
Conforme ressalta o autor: o ato de alfabetizar
consiste em ensinar a ler e a escrever, ou seja, “(…) alfabetizar significa
adquirir habilidades de decodificar a língua oral em língua escrita (escrever)
e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler)”.(SOARES, 2004, p. 15).
A literatura entre muitos contextos proporciona não somente
aprendizado ao educando, mas para toda a família, um contato com letras,
números, realidades diferentes, valores éticos, culturais, religiosos, novas
formas de perceber o mundo, e isso influência a vida de todos de forma
positiva.
Desta forma, ficam evidentes que a alfabetização e o
letramento são processos indissociáveis, e se faz necessário o alfabetizar
letrado. Teberosky afirma que:
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(…) a alfabetização não consiste unicamente em aprender a
ler e a escrever para reproduzir o conhecimento que outros elaboram, mas, sim,
em capacitados sujeitos a usar, de forma autônoma, essas habilidades como
ferramentas capazes de construir conhecimentos. Ou seja, adquirir as
habilidades de leitura e escrita é adquirir um importante instrumento de
aprendizagem e de construção de novos conhecimentos. (2010).
Diante dessa afirmativa, podemos concluir que as histórias
despertam o interesse e a curiosidade das crianças pelo aprendizado, pois a
literatura desperta a emoção, o imaginário e os sonhos das crianças, mesmo
inconscientemente trazem exemplos de soluções temporárias para as dificuldades
encontradas no cotidiano das crianças.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2 ed.
São Paulo: Contexto, 2001 e 2004.
TEBEROSKY, Ana Colomer Teresa. Aprender a ler e a
escrever: uma proposta construtiva.Porto Alegre: Artmed, 2010.
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