Os sentimentos no processo de ensino aprendizagem
Corroborando com as afirmações dos autores que li e que nortearam minha caminhada no estágio curricular obrigatório, quero aqui resgatar uma postagem do meu blog em que já afirmava sobre o quão importante é provocar os sentidos e sentimentos para que haja uma aprendizagem com significado e não apenas uma aprendizagem mecânica e maçante. Naquele momento me referia ao filme: Divertidamente que mostra claramente a importância dos sentimentos e como eles agem em nós.Os sentimentos no processo de aprendizagem
![]() |
Adicionar legenda |
Cabe lembrar que com esses sentimentos são possíveis alguns aprendizados, pois as emoções contribuem para dar significados às experiências, formam memórias de curto e longo prazo, trazem equilíbrio e harmonia aos pensamentos, propiciam um terreno fértil para a criatividade através da imaginação e fantasia, formando o alicerce para a construção de valores e de carácter, auxiliam na resolução de conflitos internos e externos, permitem criar, recriar e modificar os significados de acordo com as novas experiências, servem como um passaporte para o amadurecimento, para a reflexão e consciência diante das mudanças no processo de transição e de crescimento individual das crianças.
![]() |
Adicionar legenda |
Por isso, é auspicioso motivar, instigar, provocar esses sentimentos dentro do processo de ensino aprendizagem, portanto me permito fazer um paralelo com a literatura infantil, pois vejo em cada livro uma oportunidade de estimular o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor dos nossos aprendentes através de uma boa leitura.
Comentários
Postar um comentário