CERTEZAS E DÚVIDAS NO ESTÁGIO
CERTEZAS E DÚVIDAS NO ESTÁGIO
Ao
iniciar o ano letivo, com uma turma de 3ºano, me deparei com uma situação
desafiadora, aprendentes que unanimemente afirmaram preferir matemática a
português. Fato esse que me causou surpresa. Inicio-se a investigação para tal
demanda.
Constatado
a falta de interesse em ler, devido ao déficit de prontidão na leitura, por não
terem tido a estimulação necessária para o desenvolvimento adequado. Como
afirma o autor:
A criança
que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja
estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a
prontidão para a leitura.( Bamberguerd ,2000).
[...]a
criança que lê com maior desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais
facilmente, neste sentido, a criança interessada em aprender se transforma num
leitor capaz. ( Bamberguerd ,2000).
![]() |
Essas
etapas foram mal trabalhadas causando esse bloqueio no processo ensino
aprendizagem quanto a aquisição de leitura.
Minha
certeza era de que algo precisava ser feito para reverter esse
panorama.
E minha
dúvida era como fazer para oportunizar e resgatar a leitura e oralidade.
Criar condições para o desenvolvimento de hábitos
de leitura, oportunizar momentos de entretenimento que fossem
prazerosos, sem o fardo pesado da obrigatoriedade de ler , buscar a ludicidade
e o encantamento para tornar permanente o hábito de leitura e sanar a
problemática da heterogeneidade de níveis de leitura em que a turma se
encontrava.
As tecnologias dominaram o mundo moderno com todas
as informações, músicas, jogos, filmes, redes sociais e o livro parece
ter sido esquecido.
Com o advento da internet, há quem considere o
livro algo ultrapassado, mas cabe a nós professores desfazer esse mal entendido
e mostrar a importância da literatura na vida das crianças e de
suas famílias.
Uma história bem contada, traz aprendizagem com
significados para a vida das crianças, mexe com o imaginário, com a
criatividade, oralidade, criação de hipóteses, leitura de mundo entre
tantas outras possibilidades que ela carrega. A literatura infantil é um
amplo campo de estudos que exige adequar os livros às crianças, para
proporcionar momentos de grande magia, alegria e prazer que servirão
de estímulos para a leitura.
Diz Bruno Bettelheim que o conto de fadas tem um efeito terapêutico na
medida em que a criança encontra uma solução para as suas dúvidas através da
contemplação do que a história parece implicar acerca dos seus conflitos
pessoais nesse momento da vida.
Então como sugere o autor Bruno Bettelheim, através da literatura
infantil, com os contos de fadas, iniciei minhas provocações para instigar a
vontade de ler, de participar ativamente das aulas, de despertar para o vasto
leque de possibilidades de leitura de mundo, de serem agentes de sua
transformação. De trabalhar com o lúdico, com o imaginário, com o crescimento
individual de cada criança.
REFERÊNCIAS:
BAMBERGUERD,
Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
BETTELHEIM, Bruno. A
psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: paz, e terra, 1996.
Comentários
Postar um comentário