Teorias do conhecimento Piaget e Vygotsky


 Teorias do conhecimento Piaget e Vygotsky


Ao comparar Piaget e Vygotsky, observamos diferenças existentes entre ambas teorias. Mas através de estudos sobre as teorias do processo da aquisição do conhecimento  os conceitos de cooperação e interação numa perspectiva da aprendizagem são abordados por Piaget e  Vigotsky, os autores das teorias epistemológicas que ora divergem em suas perspectivas piagetiana e vygotskyana, mas de alguma forma também convergem por se aproximarem em alguns aspectos. Pois neste quesito eles apresentam uma verossimilhança de aproximação quanto a alguns conceitos epistemológicos de cooperação (perspectiva de Piaget) e de interação social (perspectiva de Vygotsky).
Piaget é construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito e reformulou questões sobre pensamentos e linguagem na nova visão transformadora da epistemologia. Ele acredita na interação do sujeito com o objeto físico, onde o sujeito irá aprender aquilo que ele perceber, distinguindo real do imaginário, formulando hipóteses de juízo, denominada teoria interacionista. Podemos dizer que Vygotsky demonstra um aspecto construtivista, na mesma proporção em que procura explicar o surgimento das mudanças no desenvolvimento, e  inovações no mecanismo de internalização. Por sua vez Vygotsky ressalta o interacionismo, que se constitui do exterior para o interior, ou seja, pela interação com o meio social, considerando a troca entre as pessoas. A aprendizagem surge na relação individuo/mundo nas relações entre as pessoas.
Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro (o desenvolvimento se caracteriza por um complexo processo dialógico).
Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora (a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar).

 [...] o desenvolvimento do homem está intrinsecamente relacionado ao efeito que permanentemente exercem sobre ele uma atividade social e significações de linguagem já existentes e em permanente evolução. Portanto, é na própria construção do social e do semiótico que se situam, em última instância, os princípios explicativos do humano. Bronckart (2006, p. 55).

Bibliografia:

GOULART, Íris B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Ed. Vozes, 12º ed. , 1997.
OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um processo sócio-histórico. Ed. Scipione, 1993.
BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria L.T.- Psicologias: Uma Introdução ao estudo de Psicologia. Ed. Saraiva, 1992.


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