Teorias do conhecimento Piaget e Vygotsky
Teorias do conhecimento Piaget e Vygotsky
Ao comparar
Piaget e Vygotsky, observamos diferenças existentes entre ambas teorias. Mas através de estudos
sobre as teorias do processo da aquisição do conhecimento os conceitos de cooperação e interação numa
perspectiva da aprendizagem são abordados por Piaget e Vigotsky, os autores das teorias
epistemológicas que ora divergem em suas perspectivas piagetiana e vygotskyana,
mas de alguma forma também convergem por se aproximarem em alguns aspectos.
Pois neste quesito eles apresentam uma verossimilhança de aproximação quanto a
alguns conceitos epistemológicos de cooperação (perspectiva de Piaget) e de
interação social (perspectiva de Vygotsky).
Piaget é
construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito e reformulou questões
sobre pensamentos e linguagem na nova visão transformadora da epistemologia.
Ele acredita na interação do sujeito com o objeto físico, onde o sujeito irá
aprender aquilo que ele perceber, distinguindo real do imaginário, formulando hipóteses
de juízo, denominada teoria interacionista. Podemos dizer que Vygotsky demonstra
um aspecto construtivista, na mesma proporção em que procura explicar o surgimento
das mudanças no desenvolvimento, e inovações
no mecanismo de internalização. Por sua vez Vygotsky ressalta o interacionismo,
que
se constitui do exterior para o interior, ou seja, pela interação com o meio social, considerando a troca entre as
pessoas. A aprendizagem surge na relação individuo/mundo nas relações entre as
pessoas.
Vygotsky,
o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro (o desenvolvimento
se caracteriza por um complexo processo dialógico).
Piaget, o desenvolvimento se da
de dentro para fora (a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre
ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar).
[...] o desenvolvimento do homem está
intrinsecamente relacionado ao efeito que permanentemente exercem sobre ele uma
atividade social e significações de linguagem já existentes e em permanente
evolução. Portanto, é na própria construção do social e do semiótico que se
situam, em última instância, os princípios explicativos do humano. Bronckart
(2006, p. 55).
Bibliografia:
GOULART,
Íris B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Ed. Vozes,
12º ed. , 1997.
OLIVEIRA,
Marta K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um processo sócio-histórico.
Ed. Scipione, 1993.
BOCK, Ana
M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria L.T.- Psicologias: Uma Introdução ao
estudo de Psicologia. Ed. Saraiva, 1992.
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