Aquisição da Linguagem
A aquisição da linguagem é algo fascinante!
Fazendo uma breve recapitulação sobre a temática aquisição da linguagem e seus estudos linguísticos, pode-se observar as três principais correntes teóricas:
BEHAVIORISMO
INATISMO
INTERACIONISMO
Vejamos então:
Behaviorismo - Skinner (1957)
O conhecimento é derivado das experiências, o que é inato é a capacidade de formar associações entre os estímulos.
É possível predizer e controlar o comportamento verbal.
Estímulo/Resposta/Reforço
Ex: bebê + chupeta + ãããããã +reforço=aprendizagem
A aprendizagem está associada as experiências e consequentemente vinculada a mudanças nas conexões neurais, fomentando desta forma a aprendizagem interna.
Inatismo - Chonsky (1965)
O aprendizado da linguagem segundo essa teoria é de que ela independe da cognição e de outras formas de aprendizagem. O mesmo mecanismo responsável pela aquisição da linguagem também é responsável por outras capacidades cognitivas.O ser humano é dotado de uma gramática inata.
Interacionismo - Vygotsky (1962)
Nesta teoria o conhecimento se dá através do desenvolvimento de outras operações mentais,sendo ela uma língua materna a aquisição da linguagem representa uma função social, onde interlocutores exercem seu papel no desenvolvimento da linguagem.
Língua/Pensamento/Sociedade
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