A metodologia didática de Comênio e seu legado no cotiano escolar



Comênio o Pai da |Didática






                        A metodologia didática de Comênio e seu legado no cotiano escolar

Ao ler sobre o trabalho de Comênio pude observar algumas semelhanças com as metodologias utilizadas atualmente. Percebi semelhanças entre o método fônico, onde associamos sons.
 Nós ensinamos o alfabeto através dos fonemas e grafemas, utilizando o método das boquinhas, sons das letras. Já o autor  associava as letras ao sons dos animais, outros fenômenos da natureza ou ações.
Sua pedagogia aconselha que o aprendizado seja estimulado pelos sentidos, pois os estímulos exteriores auxiliam nas percepções sensoriais. Sendo assim essas percepções seriam fixadas e armazenadas em nosso interior, pois todos nós somos portadores de condições humanas, com inteligências distintas, e que essas inteligências devam ser moldadas desde cedo para que não haja tantas divergências na aprendizagem.
Por isso ele defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, sugerindo que se construíssem escolas maternais; desta forma todas as crianças teriam a mesma chance de construir os conhecimentos básicos que servirão de base para novos aprendizados.
Os fundamentos de sua didática são hoje colocados em pratica no cotidiano escolar, primando por essa educação significativa, associativas vinculadas as memórias ativadas e elencadas na práxis cotidiana. Hoje podemos fazer um link dessa didática como centros de interesse, onde lançamos mão de atividades que estimulam os sentidos, a ludicidade e o prazer em aprender.



Gravura de Comênio para o seu livro de texto. Imagem: Hulton Archive/Getty Images

Essa imagem nos faz pensar sobre a didática de Comênio, Segundo ele ao vivenciar o concreto  através dos sentidos externos, os sentidos internos são aguçados, estimulando o desenvolvimento cognitivo. Esse aprendizado não possui um método especifico para ocorrer, podendo se dar de várias formas. Brincar também é sinônimo de aprendizado.
A prática escolar , para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre o professore e o aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança.


Fonte:
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. p. 41-42.

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