A metodologia didática de Comênio e seu legado no cotiano escolar
Comênio o Pai da |Didática
A metodologia didática de Comênio e seu
legado no cotiano escolar
Ao ler sobre o trabalho de Comênio pude observar
algumas semelhanças com as metodologias utilizadas atualmente. Percebi
semelhanças entre o método fônico, onde associamos sons.
Nós ensinamos o alfabeto através dos fonemas e
grafemas, utilizando o método das boquinhas, sons das letras. Já o autor associava as letras ao sons dos animais, outros
fenômenos da natureza ou ações.
Sua pedagogia aconselha que o aprendizado seja estimulado pelos
sentidos, pois os estímulos exteriores auxiliam nas percepções sensoriais. Sendo
assim essas percepções seriam fixadas e armazenadas em nosso interior, pois todos
nós somos portadores de condições humanas, com inteligências distintas, e que
essas inteligências devam ser moldadas desde cedo para que não haja tantas divergências
na aprendizagem.
Por isso ele defendia a necessidade da educação das
crianças em idade tenra, sugerindo que se construíssem escolas maternais; desta
forma todas as crianças teriam a mesma chance de construir os conhecimentos
básicos que servirão de base para novos aprendizados.
Os fundamentos de sua didática são hoje colocados em
pratica no cotidiano escolar, primando por essa educação significativa, associativas
vinculadas as memórias ativadas e elencadas na práxis cotidiana. Hoje podemos
fazer um link dessa didática como centros de interesse, onde lançamos mão de
atividades que estimulam os sentidos, a ludicidade e o prazer em aprender.
Gravura de Comênio para o seu livro de texto. Imagem: Hulton Archive/Getty Images
A prática escolar , para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre o professore e o aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança.
Fonte:
GASPARIN, João
Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo
a todos. Campinas: Papirus, 1994. p. 41-42.
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