Utilizando ferramentas digitais






A partir da leitura do texto da autora Maria de Fátima Morais onde ela nos apresenta sua definição e complexidade do conceito de Criatividade. Concluo que a criatividade implica na multiplicidade de interações desde o contexto sócio histórico e cultural em que o individuo está inserido até o envolvimento das suas aptidões individuais.
 “As aptidões refletem-se então nos contornos dos nossos esforços criativos, não só na alta criatividade, mas também na manifestação criativa quotidiana.” Tudo isso influencia muito no desenvolvimento dos processos criativos. A criatividade perpassa por áreas específicas ou variadas dependendo d contexto sócio histórico e cultural, bem como pelas motivações e estímulos oportunizados a cada indivíduo, assim como o gerenciamento dos mesmos. A motivação afeta os processos criativos, pois ela é a mola propulsora que dá subsídios para as hipóteses de criação neste processo. Da mesma forma que o domínio dos conhecimentos em áreas especificas , ou multidisciplinares podem alavancar ou estagnar o processo de criatividade, pois estes se dão de forma individual e o meio externo e o nosso interno podem sofrer alterações mediante situações adversas.
O insight não é nenhuma mágica, ele serve como um “divisor de águas” por assim dizer, pois quando ele ocorre isso demonstra que a construção individual do conhecimento e de um trabalho prévio foi bem assimilada e o motivou a criar e interagir com o meio. Portanto a criatividade é uma aptidão latente que pode ser adquirida, pois podemos aprender a ser criativos para interagir nas situações quotidianas e nas interações com o meio escolar e social.

 Ser criativo implica em buscar alternativas e soluções condizentes com os propósitos que queremos alcançar, acredito que para sermos criativos, podemos equiparar com ressignificação de nossas bagagens e memorias, reciclando-as para a atualidade com inspiração e trabalho nas mais diversas esferas, não somente no âmbito artístico ,mas nos outros meios da vida cotidiana e em fases etárias diferentes que tangem dos 8 aos 80anos. O que alicerça os processos criativos é muito particular e intransferível, pois o que  serve para um individuo não é via de regra para outro e vice versa. Algumas pessoas precisam de disciplina e introspecção para poder criar, outros já são favorecidos pela pressão e agitação, conseguindo ter bons resultados em meio à falácia. A criatividade e a inovação andam de mãos dadas.

Acredito que como Lavosier afirmava de que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, o mesmo ocorre com os processos de criatividade.


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