Utilizando ferramentas digitais
A partir da leitura do texto da autora Maria de Fátima
Morais onde ela nos apresenta sua definição e complexidade do conceito de
Criatividade. Concluo que a criatividade implica na multiplicidade de
interações desde o contexto sócio histórico e cultural em que o individuo está
inserido até o envolvimento das suas aptidões individuais.
“As aptidões
refletem-se então nos contornos dos nossos esforços criativos, não só na alta
criatividade, mas também na manifestação criativa quotidiana.” Tudo isso
influencia muito no desenvolvimento dos processos criativos. A criatividade
perpassa por áreas específicas ou variadas dependendo d contexto sócio histórico
e cultural, bem como pelas motivações e estímulos oportunizados a cada
indivíduo, assim como o gerenciamento dos mesmos. A motivação afeta os
processos criativos, pois ela é a mola propulsora que dá subsídios para as
hipóteses de criação neste processo. Da mesma forma que o domínio dos
conhecimentos em áreas especificas , ou multidisciplinares podem alavancar ou
estagnar o processo de criatividade, pois estes se dão de forma individual e o
meio externo e o nosso interno podem sofrer alterações mediante situações
adversas.
O insight não é nenhuma mágica, ele serve como um “divisor
de águas” por assim dizer, pois quando ele ocorre isso demonstra que a
construção individual do conhecimento e de um trabalho prévio foi bem assimilada
e o motivou a criar e interagir com o meio. Portanto a criatividade é uma
aptidão latente que pode ser adquirida, pois podemos aprender a ser criativos
para interagir nas situações quotidianas e nas interações com o meio escolar e
social.
Ser criativo
implica em buscar alternativas e soluções condizentes com os propósitos que
queremos alcançar, acredito que para sermos criativos, podemos equiparar com ressignificação
de nossas bagagens e memorias, reciclando-as para a atualidade com inspiração e
trabalho nas mais diversas esferas, não somente no âmbito artístico ,mas nos
outros meios da vida cotidiana e em fases etárias diferentes que tangem dos 8
aos 80anos. O que alicerça os processos criativos é muito particular e intransferível,
pois o que serve para um individuo não é
via de regra para outro e vice versa. Algumas pessoas precisam de disciplina e
introspecção para poder criar, outros já são favorecidos pela pressão e
agitação, conseguindo ter bons resultados em meio à falácia. A criatividade e a
inovação andam de mãos dadas.
Acredito que como Lavosier afirmava de que “Na natureza
nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, o mesmo ocorre com os
processos de criatividade.
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