CAMINHOS INTUITIVOS E INSPIRAÇÃO




CAMINHOS INTUITIVOS E INSPIRAÇÃO


“Assim como o próprio viver, o criar é um processo existencial”. Não abrange apenas pensamentos nem apenas emoções. Nossa experiência e nossa capacidade de configurar formas e de discernir símbolos e significados se originaram nas regiões mais fundas de nosso mundo interior, do sensório e da afetividade, onde a emoção permeia os pensamentos ao mesmo  tempo em que o intelecto estrutura emoções. São níveis contínuos e integrantes em que fluem as divisas entre consciente e inconsciente e onde desde cedo em nossa vida se formulam os modos da própria percepção. São os níveis intuitivos do nosso ser. ” ( pg. 56 )
"A intuição vem a ser dos mais importantes modos cognitivos do homem. Ao contrário do instinto, permite-lhe lidar com situações novas e inesperadas." (pg. 56)


“As conclusões muitas vezes nos surpreendem como um resultado original, O seu sentido novo pode até mesmo ser inesperado e, no entanto, formula uma visão de certo modo pressentida. Confirma essa visão. Sentimos que  a ordenação concreta a que cegamos abrange a razão de ser da situação, abrange toda sua lógica intima, o verdadeiro sentido. É o insight, a visão intuitiva. Sabemos de repente, temos inteira certeza, que desde o início era esse o seu significado.” (pg. 67)
A criatividade e os caminhos da intuição e inspiração, baseiam-se no processo da observação do externo mantendo a dialogicidade com os referencial pessoal interno, havendo assim o primeiro resultado esperado: o insight. No transcorrer dos processos criativos, o individuo passa por emoções como tristezas, alegrias, euforia, medo, que são pertinentes ao ser humano. Através das percepções construímos a intuição, que é a bussola para os processos criativos e para a ampliação do conhecimento e das transformações.

Intuição e instinto diferem.. Por isso podemos dizer que o instinto (insight) antecede o intuir. Intuir é formar

"Convém notar que o intuitivo não se confunde com o instintivo. São essencialmente diferentes." (pg. 56)

REFERÊNCIAS:
Ostrower, Favga CAMINHOS INTUITIVOS E INSPIRAÇÃO, do Livro Criatividade e Processos de Criação,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo