Bloqueios de Criatividade
Writer's block
Algumas vezes nós mesmos nos sabotamos nos processos
criativos, nos impondo barreiras ou limites emocionais, que podem estar
atreladas a questões de baixa autoestima e confiança. Assim vamos reforçando os
sentimentos de estigma como:
1. Não sou criativo;
2. É proibido errar;
3. Dê a resposta certa;
5. Seja prático;
6. Isso não é da minha área
Ter consciência sobre as principais
coisas que provocam o seu bloqueio de criatividade é o primeiro passo para
criar estratégias para superá-los e encontramos nosso eu criativo. Descobrir
qual o potencial que existe dentro de nós; quais os bloqueios que impedem a
manifestação da criatividade; descobrir técnicas para desenvolver o pensamento
criativo Partindo dessas indagações e premissas que levam aos
bloqueios dos processos criativos ou síndrome do papel em branco como alguns
também chamam. Penso sobre esses apontamentos e creio que o enfrentamento de
nossos temores, a acomodação, o sair de
sua zona de conforto para a maioria é o primeiro empecilho, seguido pelo
argumento de não ser criativo, por não conseguir um olhar mais amplo sobre o
todo. Penso que todos possuem criatividade em algum nível. Uns em maior escala
outros em menor. Ser criativo esta
ligada com o novo de certa forma, e tudo que é novo sentiram medo, medo de
errar, de passar vergonha, de ser zombado ou criticado por não saber ou dar a
resposta certa.
A questão de não ter logica é algo relativo, pois deveras
reproduz o entendimento alheio, em que muitas vezes não alcança a
intencionalidade de quem produziu algo criativo em um nível mais elevado de
entendimento de metáforas, analogias ou sarcasmos.
Quanto a ser prático está ligado a resultados imediatos
ou em curto prazo, mas o processo criativo é algo que demanda tempo, investigação
dos objetivos a que se propõe, bem como as necessidades a que se destina, neste
processo criativo há o surgimento de ideias aleatórias e estas necessitam ser selecionadas
e aprofundadas, pois como já diz é um processo criativo, onde as ideias
amadurecem e toma forma, elas não nascem prontas, portanto oneram tempo,
deixando esse item postergado.
Outro subterfugio é a evasiva que muitos indivíduos
utilizam quando afirmam de que não é da minha área, quando falamos em criatividade
no âmbito escolar. Mas sempre devemos ter uma visão geral do todo para podermos
contribuir de alguma maneira. Superar os bloqueios, aprofundar o
autoconhecimento e descobrir quais aptidões cada um possui, crescer com os
erros e encorajar-se para desenvolver este potencial.
Comentários
Postar um comentário