CULTURA DE CONVERGÊNCIA
CULTURA DE CONVERGÊNCIA
Durante a leitura sobre o conceito da cultura de
convergência apresentado por Henry Jenkins, onde ele refere-se aos três fenômenos
norteadores desta nova sociedade. Os três
pontos elencados são:
*A Convergência dos meios de comunicação;
*A cultura participativa;
*A inteligência coletiva
Pilares de uma nova sociedade liquida, influenciados
pela internet como adaptação às transformações culturais, sociais e
mercadológicas que atendem as novas necessidades advindas desta nova geração
que encontra-se o tempo todo conectado, em uma constante transformação.
Nossas crianças e jovens fazem parte de uma nova
geração que nasceu pós o advento da internet e de tudo que veio juntamente com
ela. Reforçando assim as palavras de Henry, que afirma que as formas de
comunicação tendem cada vez mais a convergirem para um único meio.
A cultura
da convergência gira em torno das tecnologias e da internet, onde se produz o
próprio conhecimento e ao mesmo tempo se compartilha com o resto do mundo.
Podemos dizer que são ferramentas midiáticas que corroboram na construção do conhecimento
individual e coletivo. Essas ferramentas utilizadas na cultura de convergência permitem
abrir novos leques de discussões e aprendizados, pois permitem que todos possam
discutir ao mesmo tempo e com uma abrangência de longo alcance, vencendo
barreiras geográficas, de idiomas... Nela esta inserida uma variável de
contextos e de informações.
Ao tocante
como docentes, cabe a nós nos reciclarmos e deixarmos de ser analfabetos
digitais, e usufruir de todos esses aparatos que estão ao nosso alcance, para
otimizarmos ao máximo a interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem
de nossos alunos e também aprendermos com eles, nas trocas de informações
produzidas e nas habilidades de veiculação e promoção das novas formas de
interatividade e informação.
Referências
JENKINS, Henry, Cultura da Convergência. São
Paulo :Aleph, 2008
Comentários
Postar um comentário