Transtornos Globais do Desenvolvimento

Transtornos Globais do Desenvolvimento



Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)  eles englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett caracterizam-se por modelos estereotipados e  repetitivos que podem  causar desde falta de concentração,  dificuldade de coordenação motora, acessos de agressividade, mudanças de humor, e variações de atenção, apresentando dificuldades na comunicação oral, podendo fazê-la através de gestos.




Crianças com TGD,  possuem dificuldades em se comunicar, em iniciar um diálogo e muito menos manter a conversa, elas podem fazer uso de gestos e jargões. Normalmente evitam o contato visual, não gostam de serem tocadas, por conta disso se afastam, ficando isoladas, sem brincar com outras crianças. Os movimentos e ações são repetitivos.
Variações de atenção,  concentração, agressividade e mudanças de humor são causas dos transtornos globais de desenvolvimento.  
Cabe ao  professor trabalhar essas  questões comportamentais , criando rituais de convívio, fazendo as intervenções para uma efetiva socialização, sistematização de conceitos, trocas e aprendizagens com o enfoque no que cause interesse as crianças com TGD.
 O primeiro passo para que essa educação seja mais inclusiva é o professor conhecer e identificar os comportamentos de  alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Após essa observação poderemos fazer as intervenções corretas para auxiliar no processo de construção de novos caminhos para uma educação sem estereótipos, livres de estigmas, que seja integradora, respeitando as diferenças, fomentando a interação social, a comunicação, estabelecendo rituais de rotinas e regras de convívio social.
No âmbito da sala de aula, o professor precisará usar recursos  visuais, auditivos e de tecnologias assistivas, para que o processo de aprendizagem seja estimulado, aguçado e que as ações e intervenções possibilitem a autonomia e confiança das crianças que necessitam essa atenção peculiar.


Referências:

https://pt.slideshare.net/Emanoelefreitas/transtorno-global-do-desenvolvimento-tgd
http://inclusaoembrasilia.blogspot.com.br/2012/03/transtornos-globais-do-desenvolvimento.html
https://es.slideshare.net/junioseis/tgd-5287437





Comentários

  1. Oi Andreia! Que post gigante! Pois bem, ... fiquei pensando em tudo que colocas aqui e preciso fazer uma provocacao para que a gente pense mais um pouquinho sobre o assunto. Muito bom que estamos estudando tudo isso. Mas o que isso implica em nossa pr[atica pedag[ogica? O que mesmo de pr[atico devemos pontuar para que as colegas professoras que leem nossas escritas possam se inspirar e agir de forma a repercutir em alguma aprendizagem para as suas turmas? Compriendo e defendo que ter uma turma que acolhe a todos e que convive com todos ja e um passo bem importante. Mas, e o que mais? Em termos pedagogicos, qual a acao da professora dentro de sala de aula? Os coleguinhas podem ajudar? Como a professora promove esse clima em sua sala de aula? [E necess[ario que a professora promova a aceitacao? Continua escrevendo que continuarei te visitando. Bjs Betynha :0) (Tutora PEAD2 - UFRGS - VI Eixo)

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