DIVERSIDADE CULTURAL X CURRÍCULO
DIVERSIDADE
CULTURAL X CURRÍCULO
A diversidade
cultural é algo que deve ser trabalhado dentro do currículo. Tornando assim,
árduo o papel do professor em sala de
aula, pois é algo complicado a ser contemplado, visto que possuímos salas
lotadas de alunos e cada aluno é impar, trazendo consigo uma bagagem cultural bem diversa. A temática diversidade
cultural no âmbito escolar deve ser respeitada e deve contemplar todos os
aspectos que representam particularmente as
diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião,
os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras
características e conhecimentos da comunidade escolar, levando em
consideração a singularidade local e não a cultura de massa.
A palavra diversidade é muito ampla na realidade
escolar, onde a possuímos nos campos cultural
e também de inclusão. A inclusão por si só já traz uma gama de diversidade, pois
engloba situações que agregam conhecimentos
e experiências diferentes ao contexto escolar.
O currículo deve ser algo que possa ser construído e
reconstruído constantemente, de forma continua, respeitando as etapas a que se
apropria.
Por isso, cabe ao professor esse papel enfadonho de
estar atento e adequar-se a todas as demandas que encontramos no universo
escolar. Cabe a nós tirarmos proveito de toda a multiplicidade cultural evidenciada na
nossa práxis pedagógica.
Nosso país possui uma ampla diversidade cultural que
constitui a formação do nosso povo com uma heterogênia ímpar.
Oi Andréia. Sim, nosso país é rico em diversidade e sim devemos trabalhar com tudo isso. A escola está inserida na sociedade e é responsabilidade da escola trabalhar para que os alunos saibam respeitar. É muito comum percebermos que em seus lares, famílias e comunidades os usos e costumes se fortalecem. Saudável e desejável tudo isso. Contudo, respeito em primeiro lugar! E é nessa perspectiva que a escola precisa oferecer a oportunidade de se confrontar saberes. Sem dúvida isso precisa ser planejado e trabalhado dentro da escola. Mas, fico pensando e te deixo a seguinte pergunta: Como trabalhar concretamente? O que tens visto, em tua prática, de trabalho que aborda a temática? Seria muito bom deixar mapeado algumas pistas para as colegas professoras, não achas?
ResponderExcluirContinua escrevendo Andréia que eu sigo por aqui lendo as produções de vocês. Abraço, Betynha ;0) (Tutora do PEAD2/UFRGS – VI Eixo).