Transtornos Globais do Desenvolvimento
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Os Transtornos Globais do
Desenvolvimento (TGD) eles englobam
os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome
de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett caracterizam-se por
modelos estereotipados e repetitivos que
podem causar desde falta de concentração, dificuldade de coordenação motora, acessos de
agressividade, mudanças de humor, e variações de atenção, apresentando
dificuldades na comunicação oral, podendo fazê-la através de gestos.
Crianças com TGD, possuem dificuldades em se comunicar, em
iniciar um diálogo e muito menos manter a conversa, elas podem fazer uso de gestos
e jargões. Normalmente evitam o contato visual, não gostam de serem tocadas,
por conta disso se afastam, ficando isoladas, sem brincar com outras crianças.
Os movimentos e ações são repetitivos.
Variações de atenção,
concentração, agressividade e mudanças de humor são causas dos
transtornos globais de desenvolvimento.
Cabe ao professor trabalhar essas questões comportamentais , criando rituais de
convívio, fazendo as intervenções para uma efetiva socialização, sistematização
de conceitos, trocas e aprendizagens com o enfoque no que cause interesse as
crianças com TGD.
O primeiro
passo para que essa educação seja mais inclusiva é o professor conhecer e identificar
os comportamentos de alunos com
Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Após essa observação poderemos fazer as intervenções
corretas para auxiliar no processo de construção de novos caminhos para uma
educação sem estereótipos, livres de estigmas, que seja integradora, respeitando
as diferenças, fomentando a interação social, a comunicação, estabelecendo
rituais de rotinas e regras de convívio social.
No âmbito da sala de aula, o professor precisará usar
recursos visuais, auditivos e de
tecnologias assistivas, para que o processo de aprendizagem seja estimulado,
aguçado e que as ações e intervenções possibilitem a autonomia e confiança das
crianças que necessitam essa atenção peculiar.
Referências:
https://pt.slideshare.net/Emanoelefreitas/transtorno-global-do-desenvolvimento-tgd
http://inclusaoembrasilia.blogspot.com.br/2012/03/transtornos-globais-do-desenvolvimento.html
https://es.slideshare.net/junioseis/tgd-5287437
Oi Andreia! Que post gigante! Pois bem, ... fiquei pensando em tudo que colocas aqui e preciso fazer uma provocacao para que a gente pense mais um pouquinho sobre o assunto. Muito bom que estamos estudando tudo isso. Mas o que isso implica em nossa pr[atica pedag[ogica? O que mesmo de pr[atico devemos pontuar para que as colegas professoras que leem nossas escritas possam se inspirar e agir de forma a repercutir em alguma aprendizagem para as suas turmas? Compriendo e defendo que ter uma turma que acolhe a todos e que convive com todos ja e um passo bem importante. Mas, e o que mais? Em termos pedagogicos, qual a acao da professora dentro de sala de aula? Os coleguinhas podem ajudar? Como a professora promove esse clima em sua sala de aula? [E necess[ario que a professora promova a aceitacao? Continua escrevendo que continuarei te visitando. Bjs Betynha :0) (Tutora PEAD2 - UFRGS - VI Eixo)
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