Epistemologia genética
Epistemologia
genética é o estudo da origem do
conhecimento humano, criada pelo biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O
texto é bem complexo, necessitando de bastante reflexão. Mas pelo que li e
entendi essa teoria defende que todas as características e as capacidades de
conhecimentos que adquirimos, assim como as transformações no desenvolvimento
humano são resultados dos processos de maturação e de aprendizagem.
Primeiro
precisamos entender o que é maturação. Maturação nada mais é do que o resultado
dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem dentro dos indivíduos.
Essas mudanças independem das condições ou experiência externas do meio.
Para
o autor, o conhecimento não pode ser simplesmente imposto pelo meio ao sujeito,
como um reflexo das propriedades do ambiente (empirismo), tampouco estaria
inteiramente pré-formado no sujeito, apenas aguardando a maturação
(apriorismo). A outra novidade da sua teoria é a abordagem empirista que
explica que a construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações
do sujeito com o seu meio.
A aprendizagem é
o resultado do processo da motivação e interesse gerados pelas provocações formuladas
para gerar o interesse e, por
conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados
nas atividades .
O conhecimento não
vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação entre condições
internas do sujeito e do meio. é o estudo da origem do
conhecimento humano, criada pelo biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O
texto é bem complexo, necessitando de bastante reflexão. Mas pelo que li e
entendi essa teoria defende que todas as características e as capacidades de
conhecimentos que adquirimos, assim como as transformações no desenvolvimento
humano são resultados dos processos de maturação e de aprendizagem.
Primeiro
precisamos entender o que é maturação. Maturação nada mais é do que o resultado
dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem dentro dos indivíduos.
Essas mudanças independem das condições ou experiência externas do meio.
Para
o autor, o conhecimento não pode ser simplesmente imposto pelo meio ao sujeito,
como um reflexo das propriedades do ambiente (empirismo), tampouco estaria
inteiramente pré-formado no sujeito, apenas aguardando a maturação
(apriorismo). A outra novidade da sua teoria é a abordagem empirista que
explica que a construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações
do sujeito com o seu meio.
A aprendizagem é
o resultado do processo da motivação e interesse gerados pelas provocações formuladas
para gerar o interesse e, por
conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados
nas atividades .
O conhecimento não
vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação entre condições
internas do sujeito e do meio.
Mapa conceital
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