Epistemologia genética

Epistemologia genética  é o estudo da origem do conhecimento humano, criada pelo biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O texto é bem complexo, necessitando de bastante reflexão. Mas pelo que li e entendi essa teoria defende que todas as características e as capacidades de conhecimentos que adquirimos, assim como as transformações no desenvolvimento humano são resultados dos processos de maturação e de aprendizagem.
Primeiro precisamos entender o que é maturação. Maturação nada mais é do que o resultado dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem dentro dos indivíduos. Essas mudanças independem das condições ou experiência externas do meio.
Para o autor, o conhecimento não pode ser simplesmente imposto pelo meio ao sujeito, como um reflexo das propriedades do ambiente (empirismo), tampouco estaria inteiramente pré-formado no sujeito, apenas aguardando a maturação (apriorismo). A outra novidade da sua teoria é a abordagem empirista que explica que a construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações do sujeito com o seu meio.
A aprendizagem é o resultado do processo da motivação e interesse gerados pelas provocações formuladas para gerar o interesse e,  por conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados nas atividades .
O conhecimento não vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação entre condições internas do sujeito e do meio.  é o estudo da origem do conhecimento humano, criada pelo biólogo francês Jean Piaget (1896- 1980). O texto é bem complexo, necessitando de bastante reflexão. Mas pelo que li e entendi essa teoria defende que todas as características e as capacidades de conhecimentos que adquirimos, assim como as transformações no desenvolvimento humano são resultados dos processos de maturação e de aprendizagem.
Primeiro precisamos entender o que é maturação. Maturação nada mais é do que o resultado dos processos orgânicos ou das mudanças que ocorrem dentro dos indivíduos. Essas mudanças independem das condições ou experiência externas do meio.
Para o autor, o conhecimento não pode ser simplesmente imposto pelo meio ao sujeito, como um reflexo das propriedades do ambiente (empirismo), tampouco estaria inteiramente pré-formado no sujeito, apenas aguardando a maturação (apriorismo). A outra novidade da sua teoria é a abordagem empirista que explica que a construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações do sujeito com o seu meio.
A aprendizagem é o resultado do processo da motivação e interesse gerados pelas provocações formuladas para gerar o interesse e,  por conseguinte acarretar mudanças de comportamento e no desempenho dos resultados nas atividades .
O conhecimento não vem pronto, nem imposto pelo meio, acontece com interação entre condições internas do sujeito e do meio.




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