DIVERSIDADE CULTURAL X CURRÍCULO

DIVERSIDADE CULTURAL X CURRÍCULO

A  diversidade cultural é algo que deve ser trabalhado dentro do currículo. Tornando assim, árduo o papel do professor  em sala de aula, pois é algo complicado a ser contemplado, visto que possuímos salas lotadas de alunos e cada aluno é impar, trazendo consigo uma bagagem  cultural bem diversa. A temática diversidade cultural no âmbito escolar deve ser respeitada e deve contemplar todos os aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características e conhecimentos da comunidade escolar, levando em consideração a singularidade local e não a cultura de massa.
A palavra diversidade é muito ampla na realidade escolar, onde a possuímos nos  campos cultural e também de inclusão. A inclusão por si só já traz uma gama de diversidade, pois engloba situações  que agregam conhecimentos e experiências diferentes ao contexto escolar.
O currículo deve ser algo que possa ser construído e reconstruído constantemente, de forma continua, respeitando as etapas a que se apropria.
Por isso, cabe ao professor esse papel enfadonho de estar atento e adequar-se a todas as demandas que encontramos no universo escolar. Cabe a nós tirarmos proveito de toda  a multiplicidade cultural evidenciada na nossa  práxis pedagógica.

Nosso país possui uma ampla diversidade cultural que constitui a formação do nosso povo com uma heterogênia ímpar.

Comentários

  1. Oi Andréia. Sim, nosso país é rico em diversidade e sim devemos trabalhar com tudo isso. A escola está inserida na sociedade e é responsabilidade da escola trabalhar para que os alunos saibam respeitar. É muito comum percebermos que em seus lares, famílias e comunidades os usos e costumes se fortalecem. Saudável e desejável tudo isso. Contudo, respeito em primeiro lugar! E é nessa perspectiva que a escola precisa oferecer a oportunidade de se confrontar saberes. Sem dúvida isso precisa ser planejado e trabalhado dentro da escola. Mas, fico pensando e te deixo a seguinte pergunta: Como trabalhar concretamente? O que tens visto, em tua prática, de trabalho que aborda a temática? Seria muito bom deixar mapeado algumas pistas para as colegas professoras, não achas?
    Continua escrevendo Andréia que eu  sigo por aqui lendo as produções de vocês. Abraço, Betynha ;0) (Tutora do PEAD2/UFRGS – VI Eixo).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo