RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
A partir da Leinº10.639/2003 as atividades em educação
deixam de ser meramente trabalhadas em datas especificas. A diversidade torna-se
incorporada as praticas de sala de aula durante todo o ano letivo. Precisando
assim uma nova configuração nos PPPs das escolas e na práxis dos professores.Os
projetos específicos como africanidades, indígenas e outras culturas devem ser
abordadas durante todo o ano letivo deforma interdisciplinar.
Pensando nisso e em nossa preocupação com o incentivo a
leitura e interpretação do que é lido em sala de aula nas horas dos contos,
trouxe uma história diferente que tem uma abordagem sobre a diversidade.Um
conto riquíssimo que nos trouxe alguns questionamentos.
Nessa hora do conto foi passado o filme:”Pretinha de Neve
e os 7 Gigantes.”
Figura:1
Figura:2
Figura:3
Na hora do conto foi passado o filme :”Pretinha de Neve e
os sete gigantes”
Como aparecem nas figuras: 2 e 3
Após assistirmos o filme, foi iniciado um debate sobre o
mesmo.
1) Como era o filme;
2) Onde se passava a história, como era o local, como são
as pessoas lá;
3) A história era parecida com alguma outra, quais as
semelhanças e diferenças;
4) Por que a Pretinha se sentia daquele jeito;
5) Ela era uma princesa como as outras princesas;
¨6) Os personagens dessa história eram diferentes das
outras histórias, o que tinham de diferente;
7) O que eles mais gostaram na historia;
8) Como era a roupa dos personagens;
Entre tantos outros questionamentos que fizeram e responderam entre eles mesmos, sobre
a história.
No segundo momento, foi dado aos alunos desenhos de
roupas para os gigantes e várias opções de roupas para a personagem principal
da história, como mostra a figura :4
Assim os alunos deveriam recortar, colar em uma folha A3
,fazer os desenhos das cabeças e mãos , escolher uma roupa para a Pretinha de
Neve e desenhar seu rosto ,cabelos e mãos.O curioso foi que quase todas as
crianças escolheram a mesma roupa para a Pretinha ( com exceção da menina da
figura 5)ninguém mais escolheu um vestido de festa pomposo, com cores alegres. Todos
os outros alunos escolheram o vestido mais simples e sem cor alegre , como
mostra a figura 5 representada pelo aluno.
Figura:4
Figura : 5
Figura:6
Analisando essa dinâmica percebi que em nenhum momento as
crianças falaram em racismo ou preconceito .Mas se pararmos para refletir ele
existe sim, pois está presente de uma forma velada, intrínseca. As crianças
quase todas , com exceção da Brenda a menina que aparece na figura 5, todas
retrataram a personagem com roupas mais modestas , singelas ,com ar de
inferioridade , com cores tristes, já os gigantes foram desenhados na cor de
pele branca , na história eles também são negros, quando as crianças foram
desenhar o rosto da Pretinha , perguntavam se ela era marrom.
Outras crianças perguntavam se os gigantes eram cor de
pele(mostrando o lápis de cor salmon). Essa questão étnica , precisa ser mais
discutida e valorizada pelos professores, precisamos continuar batendo na mesma
tecla da diversidade cultural e étnica que existe me nosso país .E que devemos
sim observar e respeitar todas as diversidades ,para o exercício da cidadania.
Comentários
Postar um comentário