Inclusão nas escolas


Sou professora de séries iniciais e
trabalho em duas escolas no município de Canoas , mas irei descrever o quadro de uma escola apenas.
É uma escola estadual que atende do 1ºano fundamental até o 2ºano do ensino médio, com 218 alunos no turno da manhã e 136 alunos no turno da tarde. No quadro de professores temos um efetivo de 18 professores e 11 funcionários.
 A escola possuí uma sala de recursos com atendimento para 7 alunos  oficialmente (com laudos). Nossos alunos  tem diversas necessidades, possuímos 3 autistas , 1 down, TDAH, e outras síndromes. Além desses alunos laudados que estão sendo atendidos, existem vários outros alunos que possuem  necessidades mas não foram diagnosticados ou se quer foram levados ao médico por suas famílias .
A primeira barreira que estes encontram são a própria família,  que não admite ter uma criança com algum tipo de necessidade especial ,gerando um conflito familiar e por conseguinte adia o início da busca por uma avaliação especializada com profissionais da área da saúde ,assim adia-se o tratamento e a possível  utilização de recursos para um melhor desempenho escolar e social dos filhos.
Essas crianças que não fazem um acompanhamento clínico e não frequentam as salas de recursos possuem um grande prejuízo no processo de ensino aprendizagem, pois elas em sua grande maioria possuem déficit de atenção e aprendizado,discalculia,disgrafia,dislexia,dislalia,disortografia, hiperatividaddde. Muitos desses problemas de aprendizagem possuem uma causa biológica e demandam tratamentos específicos e a utilização de metodologias , recursos e avaliações diferenciadas para não propiciar nenhum tipo de ônus aos educandos.

A escola por sua vez fica engessada neste esfera de contribuição aos alunos com necessidades  ímpares, pois possuímos turmas com números grandes  de alunos em sala de aula e mais estas inclusões que por fim não possuem um atendimento de qualidade, pois os professores não estão em sua grande maioria qualificados para essa tarefa, como também não há recursos humanos ,materiais e de acessibilidade para apoiar e suprir o número emergente de alunos que demandam esse olhar diferenciado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo