Inclusão nas escolas
Sou professora de séries iniciais e
É uma escola estadual que atende do 1ºano fundamental até o 2ºano do
ensino médio, com 218 alunos no turno da manhã e 136 alunos no turno da tarde. No
quadro de professores temos um efetivo de 18 professores e 11 funcionários.
A escola possuí uma sala de
recursos com atendimento para 7 alunos oficialmente
(com laudos). Nossos alunos tem diversas
necessidades, possuímos 3 autistas , 1 down, TDAH, e outras síndromes. Além
desses alunos laudados que estão sendo atendidos, existem vários outros alunos
que possuem necessidades mas não foram
diagnosticados ou se quer foram levados ao médico por suas famílias .
A primeira barreira que estes encontram são a própria família, que não admite ter uma criança com algum tipo
de necessidade especial ,gerando um conflito familiar e por conseguinte adia o
início da busca por uma avaliação especializada com profissionais da área da
saúde ,assim adia-se o tratamento e a possível utilização de recursos para um melhor
desempenho escolar e social dos filhos.
Essas crianças que não fazem um acompanhamento clínico e não frequentam
as salas de recursos possuem um grande prejuízo no processo de ensino
aprendizagem, pois elas em sua grande maioria possuem déficit de atenção e
aprendizado,discalculia,disgrafia,dislexia,dislalia,disortografia,
hiperatividaddde. Muitos desses problemas de aprendizagem possuem uma causa
biológica e demandam tratamentos específicos e a utilização de metodologias ,
recursos e avaliações diferenciadas para não propiciar nenhum tipo de ônus aos
educandos.
A escola por sua vez fica engessada neste esfera de contribuição aos
alunos com necessidades ímpares, pois
possuímos turmas com números grandes de
alunos em sala de aula e mais estas inclusões que por fim não possuem um
atendimento de qualidade, pois os professores não estão em sua grande maioria
qualificados para essa tarefa, como também não há recursos humanos ,materiais e
de acessibilidade para apoiar e suprir o número emergente de alunos que
demandam esse olhar diferenciado.
Comentários
Postar um comentário