Refletindo Sobre a Psicanálise e a Educação

              Psicanálise e Educação

Refletindo sobre os conceitos fundamentais da psicanálise e fazendo uma síntese sobre elas, sua ação e ressignificação sobre a terapêutica da palavra  no cotidiano e âmbito escolar da educação ,podemos fazer construções e entendimentos para pormos em prática na nossa práxis, já que a psicanálise serve como um conceito operador de transferência na aprendizagem, tanto com os alunos , quanto com os professores , que atualmente sofrem de um mal estar recorrente, de sentir-se desamparados ,despreparados e abandonados pelas esferas governamentais, visto que não existe a criação de espaços para falar  sobre os problemas enfrentados no cotidiano escolar que perduram  dentro e fora das paredes de sala de aula. Levando assim professores a estafa, a aquisição de síndromes variadas como a do pensamento acelerado, pânico ou outras tantas  e que consequentemente não existe terapêutica para essa demanda crescente dos profissionais da área da educação. Com a falta de atendimento terapêutico, os professores terminam fazendo uso de tratamentos clínicos e medicamentosos  como Rivotril  ou outros antidepressivos ,tratando os sintomas e não as causas, fazendo um paliativo para a problemática que não resolve as raízes dos problemas.
 A psicanálise não traz receitas prontas de como trabalhar, ou resolver conflitos internos,  até mesmo porque ela é avessa a esse tipo de conduta. Cada individuo é único e seus conflitos diferentes, cada um reage de uma maneira diferente, precisando chegar a origem da “dor” para sanar por completo os problemas, a psicanálise aposta na terapêutica da palavra acolhida (com intervenção pontual de medicação) e não da palavra calada onde há a resistência e o mascaramento das doenças.
Para entender como tudo isso funciona precisamos antes rever os conceitos operadores de transferência que Freud abordava com primazia.
São estes os conceitos :
1) Inconsciente;
2) Desejo;
3) Formação de compromisso;
4) Sexualidade Infantil (Infantile Sexualität);
5) Complexo de Édipo (Ödipuskomplex);
6) Estruturas da Psique;
7) Transferência (Übertragung);
8) Pulsão de Morte (Todestriebe);

Revendo todos os conceitos e trazendo-os para nosso cotidiano escolar podemos nos valer das noções da psicanalise como uma ferramenta para nos auxiliar  no entendimento e na resolução de nossos próprios conflitos e nos conflitos que são gerados pelos nossos alunos, fazendo com que possamos refletir sobre a individualidade e a psique humana, bem como a importância da palavra e de como ela é vista dentro dos modelos epistemológicos existentes na educação que forjam a  construção do sujeito.





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