Refletindo Sobre a Psicanálise e a Educação
Psicanálise e
Educação
Refletindo sobre os conceitos fundamentais da psicanálise e fazendo
uma síntese sobre elas, sua ação e ressignificação sobre a terapêutica da
palavra no cotidiano e âmbito escolar da
educação ,podemos fazer construções e entendimentos para pormos em prática na
nossa práxis, já que a psicanálise serve como um conceito operador de
transferência na aprendizagem, tanto com os alunos , quanto com os professores ,
que atualmente sofrem de um mal estar recorrente, de sentir-se desamparados
,despreparados e abandonados pelas esferas governamentais, visto que não existe
a criação de espaços para falar sobre os
problemas enfrentados no cotidiano escolar que perduram dentro e fora das paredes de sala de aula.
Levando assim professores a estafa, a aquisição de síndromes variadas como a do
pensamento acelerado, pânico ou outras tantas e que consequentemente não existe terapêutica
para essa demanda crescente dos profissionais da área da educação. Com a falta
de atendimento terapêutico, os professores terminam fazendo uso de tratamentos
clínicos e medicamentosos como Rivotril ou outros antidepressivos ,tratando os
sintomas e não as causas, fazendo um paliativo para a problemática que não
resolve as raízes dos problemas.
A psicanálise não traz receitas
prontas de como trabalhar, ou resolver conflitos internos, até mesmo porque ela é avessa a esse tipo de
conduta. Cada individuo é único e seus conflitos diferentes, cada um reage de
uma maneira diferente, precisando chegar a origem da “dor” para sanar por
completo os problemas, a psicanálise aposta na terapêutica da palavra acolhida
(com intervenção pontual de medicação) e não da palavra calada onde há a
resistência e o mascaramento das doenças.
Para entender como tudo isso funciona precisamos antes rever os
conceitos operadores de transferência que Freud abordava com primazia.
São estes os conceitos :
1) Inconsciente;
2) Desejo;
3) Formação de compromisso;
4) Sexualidade Infantil (Infantile Sexualität);
5) Complexo de Édipo (Ödipuskomplex);
6) Estruturas da Psique;
7) Transferência (Übertragung);
8) Pulsão de Morte (Todestriebe);
Revendo todos os conceitos e trazendo-os para nosso cotidiano
escolar podemos nos valer das noções da psicanalise como uma ferramenta para
nos auxiliar no entendimento e na
resolução de nossos próprios conflitos e nos conflitos que são gerados pelos
nossos alunos, fazendo com que possamos refletir sobre a individualidade e a
psique humana, bem como a importância da palavra e de como ela é vista dentro
dos modelos epistemológicos existentes na educação que forjam a construção do sujeito.
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