DIVERSIDADE E PRECONCEITO
DIVERSIDADE E PRECONCEITO
É a partir das diferenças
que surgem os preconceitos.
Em primeiro lugar, convém
explicar a complexibilidade do termo preconceito, considerado como um ato
pensado, elaborado e praticado não só pelos adultos, mas também está presente no meio infantil, visto que nem mesmo as
crianças estão excluídas das inúmeras formas de discriminação. Muitas
vezes essa situação já se inicia na própria família. No âmbito escolar existem
situações que são peculiares, acontecem com pouca frequência, pois as crianças
são desprovidas desse tipo de sentimento, mas adquirem por convivência com os
adultos, assim se inicia um ciclo vicioso que deve ser desfeito ainda na
infância dentro das escolas.
Com a aprovação da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação(LDB) em 1996, o assunto passou a ser pauta para
as formações de professores sobre diversidade sexual e equidade de gênero,
direcionando o combate a violência
Diminuir o preconceito e
consolidar a diversidade é desafio para o professor, combater todo e qualquer
tipo de preconceito dentro da sala de aula é uma das maiores provocações do
docente, também cabe a ele as mediações de situações de conflitos, pois o preconceito
pode se apresentar em vários segmentos: éinico-racial, socioeconômico, orientação
sexual, gênero, geração ou com relação a portadores de necessidades especiais.
Outra quizila é a temática diversidade , que os novos tempos exigem uma
abordagem enfática sobre as relações interpessoais e também implica em
desenvolver atitudes que zelem o respeito, tolerância, perdão, compreensão e se
colocar no lugar do outro. Tudo isso não é uma tarefa fácil, mas se faz necessário
para lidarmos com a diversidade no cotidiano escolar e na construção da
cidadania.
Para tudo isso é de suma importância
a reflexão e discussão no âmbito escolar, saber
lidar com as diferenças de forma positiva e construtiva, aprender que cada
pessoa é única , diferente e que essas diferenças são imprescindíveis e
auxiliam na aprendizagem, cada um tem
uma contribuição para dar, por menor que ela seja contribui na formação do
cidadão. O professor serve como um facilitador que
estimula a discussão critica sobre a diversidade, fomentando o resgate da auto
estima e da autonomia como função social.
Cabe aos educadores desmistificar todo e qualquer tipo de discriminação
e preconceito, valorizando a diversidade que possuímos, combatendo com atitudes
proficientes para a construção de uma pedagogia antipreconceito
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