Aprendizagem humana e os modelos epistemológicos

Aprendizagem humana e os modelos epistemológicos

Ao falar em fundamentamos das posturas pedagógicas evidenciadas na educação, observamos que no decorrer da história da humanidade estão relacionadas de diversas formas, formando assim várias correntes epistemológicas. Dentre as quais se sobressaem três teorias distintas: empirismo, apriorismo, e  construtivismo.

*Empirismo: nesta concepção de conhecimento o sujeito (aluno) é considerado uma “tábula rasa”, vazio de conhecimento, como se fosse uma folha em branco a ser preenchido pelo conhecimento transmitido e transferido pelo professor. Nesta epistemologia o papel do aluno é ser ouvinte, em silêncio para poder absorver tudo o que lhe for transmitido, pois acredita que o aluno só aprende se o professor ensina.
“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador.”(Freire, 1985, p.38).

*Apriorismo:esta epistemologia opõe-se ao empirismo, pois considera que todo individuo já traz consigo, ao nascer , todas as condições de conhecimento e aprendizagem, que pode se manifestar imediatamente ou progressivamente conforme seu amadurecimento. O conhecimento é exclusivo do sujeito, o meio não interfere. Sua base é o sujeito.
A pedagogia apriorista é difícil de detectar na prática da sala de aula. O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador.
O aluno já é o saber que ele precisa, cabe ao professor apenas, trazer à consciência, organizar, ou ainda, rechear de conteúdo. O professor deve intervir o mínimo possível.

*Construtivismo: esta teoria compreende a origem do conhecimento como a interação do sujeito com o objeto.
Conforme Piaget traçou paralelos e analogias entre a Biologia e a Psicologia ,mostrando a adaptação entre o meio e a inteligência do ser humano, que o mesmo constrói mentalmente estruturas e organismos para a aprendizagem.
No construtivismo, o sujeito e o objeto não são estruturas separadas, formam uma estrutura recíproca, onde o nível do desenvolvimento está condicionado aos níveis de conhecimentos prévios dos sujeitos , aluno que aprende e pelo papel do professor ativo que dispõe e aciona tais conhecimentos, como já afirmava Paulo Freire” quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Freire, 1996,p.23).


 Bibliografia:

FREIRE, Paulo. Educação e MudançaRio de Janeiro, Paz e Terra, 1985. 

FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 28ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)

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