Organização Fundamental

Ao ler o texto “Organização do Ensino Fundamental, um olhar sobre a prática na educação a distância” e tudo o que construímos neste semestre nesta interdisciplina, pude refletir sobre aquilo que vivencio diariamente nas escolas em que trabalho.
Ambas as escolas são públicas  estão no caminho certo nos quesitos de gestão democrática participativa, possuindo Conselhos Escolares atuantes , ambas estão em processo de criação de grêmio estudantil, pois partiu do segmento alunos essa intenção de fazer e participar efetivamente da escola. Esta ocorrendo transformações nas escolas, tal qual descreve o texto, apesar de tudo isto estar na Constituição desde 1988,ainda algumas escolas não tem um Grêmio Estudantil constituído, os Conselhos Escolares estes sim se fazem presentes nas escolas, em algumas seus integrantes não sabem direito o que o CE faz, quais suas atribuições, não são ativos por não conhecerem as leis. Uma vez tomada a ciência de sua importância e motivando a comunidade escolar a participar, todos saem lucrando.
Através da apropriação das leituras  e das pesquisas e entrevistas propostas nesta interdisciplinar, acredito que nos proporcionaram  esclarecimentos e uma visão mais crítica sobre os direitos e deveres de cada um enquanto integrante participativo de um processo de ensino aprendizagem em uma gestão participativa ao qual nos propusemos a fazer.
Em síntese ,compete a gestão escolar, discutir de forma clara e participativa  suas leis, concepções e práticas de organização, financeira e pedagógica  para constituir  o exercício da cidadania em projetos que visem solucionar os dilemas e mazelas da comunidade escolar na transformação e construção de uma sociedade melhor, pois esse é o primeiro papel da instituição escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo