Dilemas
Dilemas nas formas de gestão
Ao falar sobre formas de gestão,nos deparamos com alguns dilemas que se apresentam ao optar por formas de conduzir as diretrizes nas escolas.
1) Posicionamento universalista: uma cultura ou a utilização de valores universais com pluralismo das culturas e suas diferenças;
2)De um lado currículo baseado na formação do pensamento científico e ,de outro,o currículo baseado em experiências sócio-culturais;
3) Escolha entre dois significados da educação inclusiva:
*Condições iguais para todos, ações mentais conectadas aos conteúdos e ao desenvolvimento cognitivo;
*Reconhecimento das diferenças,do ritmo de desenvolvimento de cada criança, independente de suas condições mentais, físicas, psicomotoras ou vivências sócio-culturais;
4)Qual o papel das práticas de organização e gestão,pois elas dependem das opções tomadas nos outros dilemas mencionados:
*Formação cultural e científica para todos;
*Depende dos contextos particulares da vida dos alunos
( Libâneo,2006,p.94)
Em síntese compete a cada gestão escolar, discutir suas concepções e práticas de organização para constituir e assumir um posicionamento frente aos dilemas abordados, para a construção de uma escola comprometida no processo pedagógico e na transformação e construção social vindoura.
Ao falar sobre formas de gestão,nos deparamos com alguns dilemas que se apresentam ao optar por formas de conduzir as diretrizes nas escolas.
1) Posicionamento universalista: uma cultura ou a utilização de valores universais com pluralismo das culturas e suas diferenças;
2)De um lado currículo baseado na formação do pensamento científico e ,de outro,o currículo baseado em experiências sócio-culturais;
3) Escolha entre dois significados da educação inclusiva:
*Condições iguais para todos, ações mentais conectadas aos conteúdos e ao desenvolvimento cognitivo;
*Reconhecimento das diferenças,do ritmo de desenvolvimento de cada criança, independente de suas condições mentais, físicas, psicomotoras ou vivências sócio-culturais;
4)Qual o papel das práticas de organização e gestão,pois elas dependem das opções tomadas nos outros dilemas mencionados:
*Formação cultural e científica para todos;
*Depende dos contextos particulares da vida dos alunos
( Libâneo,2006,p.94)
Em síntese compete a cada gestão escolar, discutir suas concepções e práticas de organização para constituir e assumir um posicionamento frente aos dilemas abordados, para a construção de uma escola comprometida no processo pedagógico e na transformação e construção social vindoura.
Comentários
Postar um comentário