Gestão escolar


A gestão escolar participativa, modelo ao qual possuímos atualmente na grande maioria das escolas, prima por uma educação de qualidade que assegure a identificação dos diferentes tipos de contextos aos quais cada escola está inserida, com suas diferenças nas​ concepções de sociedade ou comunidade escolar a que pertençam.

Levar em considereração as características, diferenças e a participação da comunidade escolar contribuindo para a criação de vínculos maiores entre as partes envolvidas, propiciando assim condições administrativas , pedagógicas e didáticas que asseguram melhores resultados e desempenho escolar.

Há um envolvimento maior por parte de pais e alunos que interagem em prol de objetivos para a melhoria da escola em vários aspectos: estrutura, funcionamento, financeiro, pedagógico, social, cultural e humano.
Tudo isso se deve a consolidação do princípio da gestão democrática da constituição de 1988.
Com esse modelo de gestão houve a descentralização e autonomia das escolas, iniciou-se a participação de todos os segmentos escolares e também ocorreu a racionalização dos recursos financeiros.
Em razão deste último tópico, houve a necessidade de redução e adequação dos gastos, motivando a participação de toda comunidade escolar na gestão educacional, havendo à necessidade de planejamento prévio nas ações , para a melhoria da qualidade de ensino, seja ela nos recursos materiais, didáticos, humanos ou pedagógicos.Essa autonomia fez com que cada escola primase pela sua identidade social, tornando-se mais acolhedora, com um olhar mais voltado às competências individuais, propiciando o desenvolvimento sócio-cognitivo-afetivo-cultural.
As vertentes da gestão escolar têm por objetivo a participação de todos na construção de uma educação escolar, onde possa ser trabalhado com a realidade existente para transformar em um contexto onde seja erradicado as diferenças sociais, culturais e econômicas, buscando um fim para as mazelas sociais em que a escola está inserida, possibilitando uma visão crítica para a construção de "pontes" para fomentar as capacidades e habilidades de pensamentos , promovendo assim a formação de bons cidadãos e profissionais para a sociedade.

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