Gestão Democrática
“As concepções de gestão escolar refletem diferentes
posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na
sociedade.Portanto,o modo como uma escola se organiza e se estrutura tem um
caráter pedagógico,ou seja,depende de objetivos mais amplos sobre a relação da
escola com a conservação ou transformação social.”(LIBÂNEO 2013,p.105).
As relações horizontais servem para institucionalizar o
espaço escolar tornando-o um local de cultura organizacional democrática , onde
a tomada de decisões é gerida de forma democrática ,onde todos os segmentos
envolvidos trocam informações,buscam parcerias na construção e execução dos
projetos educativos a que se destinam.Promovendo assim ,relações humanizadas e
acolhedoras,sociáveis que inspirem e contemplem as necessidades da comunidade
escolar em que está inserida.Desta forma todos os segmentos são beneficiados ,
pois há a preocupação de todos serem ouvidos e juntos buscarem alternativas e
soluções para os problemas que possam surgir ; planejar novos projetos e
administrar os recursos que a escola possuí.Neste contexto todos os segmentos
saem lucrando ,pois há a conformidade de interesses em pauta e a realidade
advinda de cada localidade.
O gestor escolar tem um
papel árduo no exercício de sua função, pois cabe a ele fomentar a participação e interesse de todos os
segmentos neste processo democrático.Ele é parte fundamental ,pois é através dele
que ocorre eleições de CPM,Conselho
Escolar e a autonomia financeira da escola ,tudo passa por ele.Ele responde
pela parte legal da escola,gerencia conflitos ,fazendo as mediações que lhe
competem ,bem como promover o chamamento para as reuniões e assembléias,tornando
um processo coletivo e participativo na gestão escolar,como já foi previsto na
elaboração dos PPPs e nas políticas públicas,visando assim a objetividade no
trato das questões de organização e gestão a partir de coletas de dados reais,advoga
formas de gestão sem excluir a necessidade de coordenação,sem desobrigar as
pessoas da responsabilidade individual nas decisões coletivas.
Olá Andreia,
ResponderExcluirSe a escola já tem a prática de uma gestão participativa, o papel do diretor acaba sendo mais tranquilo e de manter o que já se constituiu.
Att,
Tutora Rocheli