Síntese PAs

Síntese dos grupos , visão de Andréia
Ao ler e comparar nossos PAs , concordo  com a afirmação  da Alessandra em sua síntese.
Somos um grupo com cinco integrantes e cada uma com sua realidade de sala de aula bem diferente.Trabalhar em grupos com nossos alunos em sala de aula já é uma atividade que causa bastante movimento ,agitação e trocas,tornando-o um trabalho difícil de ser feito.Imaginem  agora um trabalho em grupo EAD com pessoas de localidades diferentes e realidades também distintas,umas em sala de aula com Educação Infantil,outras com CAT,outras com Área ou fora de sala de aula.Nós tivemos entendimentos diferentes sobre a elaboração e execução da nossa atividade,esbarramos em alguns problemas pontuais .Mas como a Alessandra muito bem explanou em sua síntese ,nosso “ panos de fundo” por assim dizer foi a literatura infantil interligada com questões familiares:respeito,proteção,cuidado,zelo....Visto que a Escola em que Débora e eu trabalhamos possuí um Projeto de Ensino que contempla essa temática para esse período do ano.Nós conseguimos unir os PAs com PE,fazendo as respectivas adequações neste caminho.
As certezas e dúvidas estavam relacionadas as narrativas das histórias trabalhadas ,associadas a realidade das crianças .A Claúdia apesar de ter uma turminha de educação infantil conseguiu fazer um ótimo trabalho com os pequenos,sua compreensão sobre o desenvolvimento da atividade foi mais focado e bem trabalhado.A Olgair também fez um link com “Meio Ambiente” que é um tema bastante amplo e com muitas abordagens.A Carla por sua vez ,por trabalhar em um universo diferenciado do nosso com os pequenos ,conseguiu ter maior flexibilidade e retorno com os alunos do 7º ano.Cada uma conseguiu fazer de acordo com a realidade da turma e da escola que trabalha.
O mapa conceitual foi realizado de uma forma bem simples sem muito recurso.Fizemos no quadro com balões resignificando o que foi importante no aprendizado.
Posso concluir que foi um trabalho o qual demorei para entender e colocar em prática,estava bastante perdida,mas depois consegui transformar e amadurecer o olhar  como docente e discente.Com a aplicação do Projeto de Aprendizagens com os meus alunos pude perceber o quão importante é para os pequenos trabalhar com esse tipo de proposta,quais os reais anseios deles, o que gostariam de aprender e o por que de aprender.Que partindo das dúvidas e certezas deles o aprendizado flui com mais interesse e curiosidade,que as crianças elencam coisas que nem se quer sonhamos.O universo infantil é muito vasto ,o imaginário também.

O único empecilho para que haja um melhor trabalho são a falta de recursos pelas quais as escolas estão passando,sem laboratório de pesquisas, sem internet,sem MUC,sem saídas a campo que dificultam uma melhor exploração de alguns assuntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo