Síntese PAs
Síntese dos grupos , visão de Andréia
Ao ler e comparar nossos PAs , concordo com a afirmação da Alessandra em sua síntese.
Somos um grupo com cinco integrantes e cada uma com sua
realidade de sala de aula bem diferente.Trabalhar em grupos com nossos alunos
em sala de aula já é uma atividade que causa bastante movimento ,agitação e
trocas,tornando-o um trabalho difícil de ser feito.Imaginem agora um trabalho em grupo EAD com pessoas de
localidades diferentes e realidades também distintas,umas em sala de aula com
Educação Infantil,outras com CAT,outras com Área ou fora de sala de aula.Nós
tivemos entendimentos diferentes sobre a elaboração e execução da nossa
atividade,esbarramos em alguns problemas pontuais .Mas como a Alessandra muito
bem explanou em sua síntese ,nosso “ panos de fundo” por assim dizer foi a
literatura infantil interligada com questões
familiares:respeito,proteção,cuidado,zelo....Visto que a Escola em que Débora e
eu trabalhamos possuí um Projeto de Ensino que contempla essa temática para
esse período do ano.Nós conseguimos unir os PAs com PE,fazendo as respectivas
adequações neste caminho.
As certezas e dúvidas estavam relacionadas as narrativas das
histórias trabalhadas ,associadas a realidade das crianças .A Claúdia apesar de
ter uma turminha de educação infantil conseguiu fazer um ótimo trabalho com os
pequenos,sua compreensão sobre o desenvolvimento da atividade foi mais focado e
bem trabalhado.A Olgair também fez um link com “Meio Ambiente” que é um tema
bastante amplo e com muitas abordagens.A Carla por sua vez ,por trabalhar em um
universo diferenciado do nosso com os pequenos ,conseguiu ter maior
flexibilidade e retorno com os alunos do 7º ano.Cada uma conseguiu fazer de
acordo com a realidade da turma e da escola que trabalha.
O mapa conceitual foi realizado de uma forma bem simples sem
muito recurso.Fizemos no quadro com balões resignificando o que foi importante
no aprendizado.
Posso concluir que foi um trabalho o qual demorei para
entender e colocar em prática,estava bastante perdida,mas depois consegui
transformar e amadurecer o olhar como
docente e discente.Com a aplicação do Projeto de Aprendizagens com os meus
alunos pude perceber o quão importante é para os pequenos trabalhar com esse
tipo de proposta,quais os reais anseios deles, o que gostariam de aprender e o
por que de aprender.Que partindo das dúvidas e certezas deles o aprendizado
flui com mais interesse e curiosidade,que as crianças elencam coisas que nem se
quer sonhamos.O universo infantil é muito vasto ,o imaginário também.
O único empecilho para que haja um melhor trabalho são a
falta de recursos pelas quais as escolas estão passando,sem laboratório de
pesquisas, sem internet,sem MUC,sem saídas a campo que dificultam uma melhor
exploração de alguns assuntos.
Comentários
Postar um comentário