Quadro Plano de Ação


Quadro Plano de Ação: 

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).

Exemplo: 03/04 a 20/04
.
Exemplo:
Após explicar para a turma sobre o funcionamento de um PA, o que causou "estranhamento" já que não esperavam uma proposta de pedagogia por projetos, propus algumas atividades para disparar a formulação de temas de interesse e questões de pesquisa. Os temas foram discutidos e, de forma colaborativa, escolhemos as questões de pesquisa :
*violência e bulling       
*família
*cuidados no trajeto da escola
A turma foi dividida em três grupos
Exemplo:
1ª Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA;
2ª Dinâmica grupal onde os/as alunos/as escreviam sobre seus temas de interesse, na forma de perguntas e questões;
3ª Exposição das questões formuladas, troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA;
4ª Organização dos grupos de trabalho para a realização da Meta 2.

Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.


 DÙVIDAS:
Por que existe violência
Por que tem jogo baleia azul
Há pessoas são más
CERTEZAS:
*A família nos protege e ama;
*Devemos ter cuidado ao andar na rua e na internet;
*Não devemos falar com estranhos na rua;
*Devemos praticar o bem
 Pesquisas na internet,jornais e televisão,conversa com os pais e professores
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

23/04 
 Família:proteção,cuidado,preocupação,
Amor,castigo,xingões,carinho,respeito,educação


Mapa conceitual escrito no quadro
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

24/04 
 Examinamos os tipos de famílias que cada um tem e que todos se preocupam e ama de formas diferentes em alguns aspectos.
Apresentamos a literatura infantil que estava previsto no Plano de Ação da escola e linkar com o plano de aprendizagem.
Trabalho com a literatura infantil e as famílias que as histórias trazem.
O Menino Maluquinho de Ziraldo
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.


27/04
 Ao refletir sobre os contos literários que envolvem famílias ,as crianças observaram as diferentes formas de estruturação familiar ,mas todas com o envolvimento de proteção com as crianças que aparecem nas obras literárias.
Leitura deleite
Leitura interpretativa e com dramatização
Escrita coletiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo