Quadro Plano de Ação
Quadro Plano de Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões
de Pesquisa
|
Levantar os temas
de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver
um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
|
Exemplo: 03/04 a
20/04
.
|
Exemplo:
Após explicar para
a turma sobre o funcionamento de um PA, o que causou
"estranhamento" já que não esperavam uma proposta de pedagogia por projetos,
propus algumas atividades para disparar a formulação de temas de interesse e
questões de pesquisa. Os temas foram discutidos e, de forma colaborativa,
escolhemos as questões de pesquisa :
*violência e bulling
*família
*cuidados no
trajeto da escola
A turma foi
dividida em três grupos
|
Exemplo:
1ª Conversa
informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um
PA;
2ª Dinâmica grupal
onde os/as alunos/as escreviam sobre seus temas de interesse, na forma de
perguntas e questões;
3ª Exposição das
questões formuladas, troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa
do PA;
4ª Organização dos
grupos de trabalho para a realização da Meta 2.
|
Meta 2 - Dúvidas e
Certezas
|
Elaborar um
Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas
a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
|
DÙVIDAS:
Por que existe
violência
Por que tem jogo
baleia azul
Há pessoas são más
CERTEZAS:
*A família nos
protege e ama;
*Devemos ter
cuidado ao andar na rua e na internet;
*Não devemos falar
com estranhos na rua;
*Devemos praticar o
bem
|
Pesquisas na
internet,jornais e televisão,conversa com os pais e professores
|
Meta 3 – Mapa
Conceitual
|
Construir, com
os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
23/04
|
Família:proteção,cuidado,preocupação,
Amor,castigo,xingões,carinho,respeito,educação
|
Mapa
conceitual escrito no quadro
|
Meta 4 – Plano de
Ação
|
Elaborar o Plano de
Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por
desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um
único documento.
|
24/04
|
Examinamos os
tipos de famílias que cada um tem e que todos se preocupam e ama de formas
diferentes em alguns aspectos.
Apresentamos a
literatura infantil que estava previsto no Plano de Ação da escola e linkar
com o plano de aprendizagem.
|
Trabalho com a
literatura infantil e as famílias que as histórias trazem.
O Menino Maluquinho
de Ziraldo
|
Meta 5 - Relatório
|
Desenvolver, com
base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no
PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
27/04
|
Ao refletir
sobre os contos literários que envolvem famílias ,as crianças observaram as
diferentes formas de estruturação familiar ,mas todas com o envolvimento de
proteção com as crianças que aparecem nas obras literárias.
|
Leitura deleite
Leitura interpretativa
e com dramatização
Escrita coletiva
|
Comentários
Postar um comentário