O Brincar na infância
O BRINCAR NA INFÂNCIA E NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
O ato de brincar é de
fundamental importância para o desenvolvimento humano ,pois através da
ludicidade há um processo de humanização e socialização que contribui para o
desenvolvimento integral da aprendizagem ,sendo um aprendizado de uma forma
prazerosa .Brincar tem como finalidade primeira o lazer,o lúdico,o prazer .Mas
ela também proporciona a capacidade da criança em criar hipóteses de
conhecimento, que possibilitarão a resolução de conflitos posteriores.Com ela há
muitos benefícios: o desenvolvimento da criatividade
,atenção,memória,raciocínio lógico,imitação,imaginação.Nos outros aspectos contribui na
motricidade,afetividade,inteligência,sociabilidade e autonomia.
Com o brincar a criança
tende a introduzir em seu cotidiano as normas sociais.Sendo assim,o brincar é
uma potente ferramenta de aprendizagem.É um facilitador da oralidade,da
integração em grupo,do pensamento e fixador das informações das competências e
habilidades individuais das crianças.Tudo isto está associado à preparação para
a vida ,ajudando na formação da personalidade intelectual e social do sujeito.
Fazendo uma relação com
minha infância ,lembro com alegria ,as brincadeiras de boneca,casinha,mamãe e
filhinha, fazer comidinhas , brincar de professora ou nas brincadeiras em grupo
na escola .Algumas eram constituídas de significados de reprodução de situações
do cotidiano ,aos quais estavam repletas de significados para a formação de
minha identidade e potencialidade como
cidadã do mundo,na verdade é um preparatório para o futuro.
Olhando a pintura de Pieter_Bruegel_the_Elder_-_Children’s_Games_-Children’s Games, 1560,observa-se que o brincar é algo imutável.Ele sofre mudanças de acordo com as épocas.
Posso até dizer que
existe nessas brincadeiras desejos conscientes e inconscientes.
Olá Andréia!
ResponderExcluirÉ brincando que se aprende e se expressa.
OBS: E era boas essas brincadeiras que não envolviam as mídias e as TIC.
Abr@ço!