Tangram na matemática

Desafio tangran
Você conhece o 


Um pouco sobre o Tangram...
O enigma chinês designado por tangram é constituído por sete peças recortadas de um mesmo quadrado. Com os cinco triângulos, o quadrado e o paralelogramo constroem-se muitas formas diferentes, que se assemelham a pessoas, animais, objetos, etc.
Pouco se sabe sobre a origem do tangram. Provavelmente, é muito antigo, mas a primeira referência histórica que lhe é feita surge em livros chineses impressos por volta de 1800. Lewis Carroll tinha na sua biblioteca um livro, chamado The Faschionable Chinese Puzzle, que incluía 323 forma feitas com o tangram.
Embora sem data de publicação, uma nota do livro refere que o tangram era o passatempo preferido de Napoleão no exílio. Podemos afirmar, que já no ano de 1820 o tangram era um jogo apreciado na Europa.
O inventor americano de enigmas Sam Loyd afirmava que o nome de tangram provinha do lendário Grande Tan da China que foi o primeiro a dividir o quadrado nestas sete peças há 4000 anos. Esta afirmação embora romântica, não deve ser exata. Uma História mais verossímil é a de um americano que, ao visitar a China, descobriu o intrigante enigma e utilizou a palavra cantonesa t’ang, que significa chinês, à qual acrescentou a terminação européia gram para formar a palavra tangram.



Utilização do Tangram associado a histórias
Ex: O gato Xadrez



TANGRAM
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNS) os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas,pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções ,além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros ,uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural,no decorrer da ação ,sem deixar marcas negativas.(BRASIL,1998,p46).
O Tangram é um jogo que possibilita ao professor que provoque e estimule os alunos novas experiências permitindo que os mesmos busquem soluções diferentes para um mesmo problema.Fazendo com que assim participem ativamente do processo de aprendizagem ,interando com o ambiente.
Os objetivos :
*Contextualizar a história do Tangram;
*Trabalhar o raciocínio espacial ,a análise e síntese;
*Mostrar que a matemática pode ser divertida;
*Familializar o aluno com as figuras geométricas;
*Estimular a participação do aluno nas atividades conjuntas;
*Estimular o respeito e a criatividade ,promovendo o intercâmbio de ideias;
*Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico(habilidades de visualização ,percepção espacial e análise de figuras).



Comentários

  1. Andréia

    Interessante o ensino da matemática através do tangram.
    Tutora Luciane Machado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo