Tangram na matemática
Desafio
tangran
Você
conhece o
Um
pouco sobre o Tangram...
O
enigma chinês designado por tangram é constituído por sete peças recortadas de
um mesmo quadrado. Com os cinco triângulos, o quadrado e o paralelogramo
constroem-se muitas formas diferentes, que se assemelham a pessoas, animais,
objetos, etc.
Pouco
se sabe sobre a origem do tangram. Provavelmente, é muito antigo, mas a
primeira referência histórica que lhe é feita surge em livros chineses
impressos por volta de 1800. Lewis Carroll tinha na sua biblioteca um livro,
chamado The Faschionable Chinese Puzzle, que incluía 323 forma feitas com o
tangram.
Embora sem data de publicação, uma nota do livro refere que o tangram era o passatempo preferido de Napoleão no exílio. Podemos afirmar, que já no ano de 1820 o tangram era um jogo apreciado na Europa.
Embora sem data de publicação, uma nota do livro refere que o tangram era o passatempo preferido de Napoleão no exílio. Podemos afirmar, que já no ano de 1820 o tangram era um jogo apreciado na Europa.
O
inventor americano de enigmas Sam Loyd afirmava que o nome de tangram provinha
do lendário Grande Tan da China que foi o primeiro a dividir o quadrado nestas
sete peças há 4000 anos. Esta afirmação embora romântica, não deve ser exata.
Uma História mais verossímil é a de um americano que, ao visitar a China,
descobriu o intrigante enigma e utilizou a palavra cantonesa t’ang, que
significa chinês, à qual acrescentou a terminação européia gram para formar a
palavra tangram.
Utilização do Tangram associado a histórias
Ex: O gato Xadrez
TANGRAM
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNS) os jogos
constituem uma forma interessante de propor problemas,pois permitem que estes
sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de
estratégias de resolução e busca de soluções ,além de possibilitar a construção
de uma atitude positiva perante os erros ,uma vez que as situações sucedem-se
rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural,no decorrer da ação ,sem
deixar marcas negativas.(BRASIL,1998,p46).
O Tangram é um jogo que possibilita ao professor que
provoque e estimule os alunos novas experiências permitindo que os mesmos
busquem soluções diferentes para um mesmo problema.Fazendo com que assim participem
ativamente do processo de aprendizagem ,interando com o ambiente.
Os objetivos :
*Contextualizar a história do Tangram;
*Trabalhar o raciocínio espacial ,a análise e síntese;
*Mostrar que a matemática pode ser divertida;
*Familializar o aluno com as figuras geométricas;
*Estimular a participação do aluno nas atividades
conjuntas;
*Estimular o respeito e a criatividade ,promovendo o
intercâmbio de ideias;
*Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico(habilidades
de visualização ,percepção espacial e análise de figuras).
Andréia
ResponderExcluirInteressante o ensino da matemática através do tangram.
Tutora Luciane Machado.