Linguagem -Piaget e Vygotsky



RELATOS E PROPOSTAS DE TRABALHO COM BASE EM JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY

Ao assistir os vídeos e fazer um feedback de tudo que lemos sobre esses mestres em educação, onde podemos ver que a educação infantil passou por grandes transformações, adquirindo uma nova identidade, neste processo surge uma nova concepção de criança, diferente da visão tradicional,como vimos nos textos apresentados até agora.
Neste novo olhar onde os conceitos de Piaget e Vygotsky aparecem se faz necessário contemplar em nossos currículos a ludicidade, a brincadeira, a imaginação , o mundo do faz de conta, a fantasia, a sociabilidade,construção da identidade cultural. Por isso a necessidade de trabalharmos as múltiplas linguagens (músicas, desenhos, teatros, histórias, dramatizações, danças, escritas, poesia, informática, literatura, oralidade, mímicas, matemática, escultura, jogos...). Desta forma a criança compreenderá o mundo, interagindo com a multiplicidade cultural. Conseqüentemente é de fundamental importância proporcionar trabalhos pedagógicos que favoreçam as experiências, devemos reorganizar espaços e privilegiar novas praticas que levem ao conhecimento.
Pensando nas faixas etárias da educação infantil um grande auxiliador para esse intento são as brincadeiras de faz de conta que tem por objetivo principal estimular a imaginação.


ATIVIDADE DE FAZ DE CONTA...
Idade: A partir de 4 anos
Tempo: De 30 a 40 min.
Espaço: Sala de aula, pátio.
Material: Brinquedos ou objetos que possam simbolizar ambientes como padaria, escritório, salão de beleza, oficina mecânica, consultórios, material de cozinha, microfones,  etc.
Objetivos: Estimular a imaginação; ampliar a compreensão dos diferentes papéis; construir regras com outros jogadores; aprender a brincar de maneiras diversas com os mesmos materiais e divertir-se; aprender a brincar em grupo no coletivo; saber compartilhar e dividir.
Preparação: O primeiro passo é levar em consideração os interesses das crianças para orientar a criação das caixas temáticas e organizar os ambientes.
As crianças brincam de faz de conta utilizando o material disponível.
A musicalização também pode ser outro recuso bastante interessante, visto que trabalha a expressão corporal juntamente com a dança, dramatização, oralidade.




“O professor não ensina, mas arranja modos de as próprias crianças descobrirem. Cria situações problemas”. Jean Piaget o cientista que revolucionou a educação.
“As crianças se desenvolvem  em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis...” “.. O âmbito social oferece, portanto, ocasiões únicas para elaborar estratégias de pensamento e de ação, possibilitando a ampliação das hipóteses infantil”. Lev Seminovitch Vygotsky  O psicólogo que valorizou as relações sociais, atribuindo a elas importância no processo de desenvolvimento do individuo.
Para ambos o conhecimento é uma adaptação e uma construção individual, e que a aprendizagem e o desenvolvimento se auto regulam, o desenvolvimento é o resultado da interação com o meio, no qual o sujeito é ativo e participativo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo