LDBEN

Na aula inaugural onde Jamil Cury afirma que "Mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos",penso que se for para “mexer” sem ter o cuidado de debater com a classe que está  à  frente desse trabalho, que fica só pondo em prática as decisões tomadas por seus governantes que pouco entendem do cotidiano escolar ,que entra governo faz de um jeito,saí e entra outro,torna tudo que foi feito invalidado e inventa outra forma de trabalho sem nunca ouvir o que  temos a dizer.
A reforma do ensino médio que está causando tantos problemas para as escolas na hora de sua aplicação.A obrigatoriedade de disciplinas,a carga horária ,a falta de RH nas escolas e da falta de profissionais para algumas das disciplinas,o ensino profissionalizante que não foi a frente,onde está o comprometimento com a educação e formação dos nossos alunos,onde há despreparo total por conseguinte.
Outro ponto que concordo e fica notória é o desprestigio da classe do magistério ,que está desgastada e desacreditada com tantas idas e vindas de reformas na educação que tornaram como a colega Carla comentou em sua postagem sobre alunos que não sabem ler no 3º ano o seu próprio nome.As escolas tornaram-se depósitos de alunos,conseqüentemente a classe do magistério tornou-se o que somos hoje,um bando(na sua maioria) de professores frustrados, acomodados,rançosos que nosso próprio sindicato nos sacaneia ,puxando o assado para o lado dos governantes.Uma prova disso foi ano passado nossa tentativa de greve por n reivindicações.Terminando todo magistério retornando para as salas de aulas com o “rabinho”por assim dizer entre as pernas,sendo motivo de chacotas de pais ,alunos e comunidade em geral.
No papel todas as construções para a LDBEN são lindas ,cheias de boas intenções ,mas sua prática não condiz com as diversas realidades que enfrentamos no cotidiano de nossa práxis.Concordo que só haverá ainda mais retrocessos se forem mexer na LDBEN.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo