Metodologia na multiplicação e divisão


Refletindo a metodologia nos campos multiplicativos e  divisivos

A matemática é,  uma disciplina, considerada como “bicho papão” há décadas pelos alunos. Uma das possíveis causas desse rótulo pode ser a forma como ela é abordada em sala de aula.
 A metodologia aplicada está inteiramente ligada ao resultado final no processo de ensino aprendizagem , pois há uma relação direta entre como ela é apresentada e as dificuldades e resistência  em aprender os conceitos matemáticos.
 Se for uma maneira massiva ,monótona e exaustiva o aprendizado será prejudicado. Mas se por outro lado houver  conformidade de apresentar  e trabalhar as situações pertinentes ao cotidiano dos alunos ,  ofertando uma diversidade de atividades que contemplem a compreensão do que está em jogo, promovendo e viabilizando o raciocínio lógico matemático ,haverá  assim neste processo de sistematização ,o gerenciamento e a resolução dos conceitos matemáticos .
 Para as minhas aulas busco promover a utilização de materiais concretos , bem como a utilização de situações combinatórias ,criação de situações que permitam mais de uma possibilidade de meios para chegar ao resultado.
Gosto muito de trabalhar com jogos, material concreto ,desafios ,dinheirinho, poesia , rimas. Inicialmente gosto de desafiar meus alunos, buscando descobrir o que eles já sabem , qual a bagagem que trazem consigo.
Depois promovo atividades lúdicas que  proporcionem a autonomia e estabeleçam as conexões entre conceito e prática na resoluções apresentadas.
O texto apresentado pode e deve influenciar na nossa práxis em sala de aula, pois precisamos reavaliar nossa metodologia e tornar às aulas de matemática em algo prazeroso ,divertido ,desafiador e eficaz.

 O texto traz sugestões de abordagens  sobre alguns conceitos matemáticos  abrindo assim um leque de possibilidades e adaptações para explorarmos com nossas turmas ,conforme o PPP de cada ano curricular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENTIMENTOS - FILME DIVERTIDA MENTE

As cegueiras do conhecimento, o erro, a ilusão

Campo multiplicativo