Metodologia na multiplicação e divisão
Refletindo a metodologia nos campos
multiplicativos e divisivos
A matemática é,
uma disciplina, considerada como “bicho papão” há décadas pelos alunos.
Uma das possíveis causas desse rótulo pode ser a forma como ela é abordada em
sala de aula.
A metodologia
aplicada está inteiramente ligada ao resultado final no processo de ensino
aprendizagem , pois há uma relação direta entre como ela é apresentada e as
dificuldades e resistência em aprender
os conceitos matemáticos.
Se for uma
maneira massiva ,monótona e exaustiva o aprendizado será prejudicado. Mas se
por outro lado houver conformidade de
apresentar e trabalhar as situações
pertinentes ao cotidiano dos alunos ,
ofertando uma diversidade de atividades que contemplem a compreensão do
que está em jogo, promovendo e viabilizando o raciocínio lógico matemático
,haverá assim neste processo de
sistematização ,o gerenciamento e a resolução dos conceitos matemáticos .
Para as
minhas aulas busco promover a utilização de materiais concretos , bem como a
utilização de situações combinatórias ,criação de situações que permitam mais de
uma possibilidade de meios para chegar ao resultado.
Gosto muito de trabalhar com jogos, material concreto
,desafios ,dinheirinho, poesia , rimas. Inicialmente gosto de desafiar meus
alunos, buscando descobrir o que eles já sabem , qual a bagagem que trazem
consigo.
Depois promovo atividades lúdicas que proporcionem a autonomia e estabeleçam as conexões
entre conceito e prática na resoluções apresentadas.
O texto apresentado pode e deve influenciar na nossa
práxis em sala de aula, pois precisamos reavaliar nossa metodologia e tornar às
aulas de matemática em algo prazeroso ,divertido ,desafiador e eficaz.
O texto traz
sugestões de abordagens sobre alguns
conceitos matemáticos abrindo assim um
leque de possibilidades e adaptações para explorarmos com nossas turmas ,conforme
o PPP de cada ano curricular.
Comentários
Postar um comentário