Mercadinho -A Classificação e seriação ,relação com a ciência
Mercadinho seriação e classificação
Essa atividade foi feita com alunos de terceiro ano ,com idade entre 8 e 9 anos.
Foi solicitado aos alunos que trouxessem embalagens vazias de vários tipos de produtos para fazermos um mercadinho em aula.As embalagens foram fixadas no quadro e distribuídas em mesas para serem observadas no primeiro momento.Após pedi para que os alunos em duplas ,classificassem e reorganizassem os produtos conforme achassem melhor.Sem critério algum pré estabelecido.
Cada dupla de crianças ,combinaram como iriam organizar os produtos ali expostos.
Alguns classificaram por:
* “bobagens” as guloseimas ;
* material de higiene e de limpeza;
* mesma marca;
* serve como merenda;
* servir para fazer comida em casa;
* tamanhos dos pacotes;
* preços que estavam nos pacotes.
Cada dupla questionou a forma como os outros classificaram ,compararam ,analisaram ,aceitaram sugestões.
A classificação com certeza faz parte da ciência ,pois é
através dela que surgem os questionamentos , as curiosidades ,as tentativas de
acerto e erro, a problematização e resolução de conflitos. Auxilia na construção
de hipóteses,trabalha o raciocínio ,desenvolve a percepção e curiosidade ,incentiva a investigação e experimentação que
é a mola propulsora da ciência.
Comentários
Postar um comentário