A verdadeira inclusão -Discutindo as Citações
A
verdadeira inclusão
Falamos muito em inclusão, mas como ela deve
acontecer, de fato, em nossas escolas? O que significa ser uma escola
inclusiva, contemplando plenamente o pressuposto?
A
inclusão somente é efetiva se abranger todos os alunos: ‘O princípio democrático da educação para todos só se
evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas
em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um
ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira
novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e
para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que
implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da
maioria de nossas escolas de nível básico.’ (Montoan, 2002).
A partir desta
concepção, a inclusão tem que ser vista pelo englobamento de todos estudantes,
independente da deficiência, ou ausência dela, particularidade que diferencia dos
demais ou similaridade de qualquer característica que estiver em questão.
Referencias:
- Montoan, Maria Tereza Eglér (2002). Caminhos pedagógicos da
inclusão, parágrafo 5. Em: educaçãoonline.pro.br.
No artigo
‘Caminhos pedagógicos da inclusão’, a citação mencionada faz parte do
desenvolvimento, sob o subtítulo ‘Educação para todos’, onde a autora
desenvolve o assunto através de vários focos que levam a uma conclusão sobre o
que significa a verdadeira inclusão. No texto que desenvolvemos, a citação, de
forma direta, vem reforçar o que queremos dizer, como sendo um aparato que
sustenta nossa argumentação.
No artigo em
questão, a bibliografia refere-se a outros artigos e reflete o pensamento que a
autora, Maria Terereza Eglér Montoan, pretendeu explanar. Em nosso texto,
procuramos colocar o espaço virtual onde buscamos o artigo em sua íntegra, o
ano, a autora e o parágrafo em que se encontra.
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