A ludicidade na rotina de sala de aula
A Ferramenta Lúdica
Na nossa rotina de sala de aula podemos incluir uma ferramenta instigante, prazerosa,diferente em que todo mundo saí ganhando. Os alunos dão o melhor de si, aprendem e conhecem diferentes tipos de jogos que contribuem para o pensamento de estratégias,análise dos adversários, induzem a observação e planejamento de ação. Além de proporcionar o enfrentamento das dificuldades na área do aprendizado, porque os jogos são desafiadores e isso torna sempre mais atrativa, divertida e emocionante as atividades lúdicas.Com os jogos pode-se trabalhar o comprometimento, a participação, esforço, frustração, paciência e respeito à regras.E nos jogos sempre há uma chance de se repetir outra partida, possibilitando assim que todos envolvidos possam vez ou outra sentir a sensação de ganhar e de perder.
Segundo Piaget (1896-1980),"O lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio de diferentes tipos de jogos.O de exercício(caracterizado pela repetição) e o simbólico ( faz de conta) está no cotidiano das crianças desde muito cedo.
Mas para trabalhar os jogos em sala de aula é preciso um planejamento anterior à sua prática. Necessita uma análise prévia do material, se o mesmo está de acordo com os objetivos que queremos atingir, se é compatível com a faixa etária das crianças, se há quantidade suficiente para a turma, se contempla a interdisciplinariedade, se os jogos são atraentes para prender o interesse e atenção de seus jogadores, se as regras são claras e de fácil entendimento. Se faz necessário estipular dias e horários para que ocorram com regularidade para que seus participantes se apropriem das regras, estratégias e tomem gosto por essas atividades, que na realidade podem ser sempre aprimoradas e adaptadas conforme o contexto da rotina das aulas. Enfim,a construção do apre de conteúdos está intrínseco nos jogos.
Com essas dinâmicas lúdicas tornamos as aulas mais atrativas e dinâmicas.
Na nossa rotina de sala de aula podemos incluir uma ferramenta instigante, prazerosa,diferente em que todo mundo saí ganhando. Os alunos dão o melhor de si, aprendem e conhecem diferentes tipos de jogos que contribuem para o pensamento de estratégias,análise dos adversários, induzem a observação e planejamento de ação. Além de proporcionar o enfrentamento das dificuldades na área do aprendizado, porque os jogos são desafiadores e isso torna sempre mais atrativa, divertida e emocionante as atividades lúdicas.Com os jogos pode-se trabalhar o comprometimento, a participação, esforço, frustração, paciência e respeito à regras.E nos jogos sempre há uma chance de se repetir outra partida, possibilitando assim que todos envolvidos possam vez ou outra sentir a sensação de ganhar e de perder.
Segundo Piaget (1896-1980),"O lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio de diferentes tipos de jogos.O de exercício(caracterizado pela repetição) e o simbólico ( faz de conta) está no cotidiano das crianças desde muito cedo.
Mas para trabalhar os jogos em sala de aula é preciso um planejamento anterior à sua prática. Necessita uma análise prévia do material, se o mesmo está de acordo com os objetivos que queremos atingir, se é compatível com a faixa etária das crianças, se há quantidade suficiente para a turma, se contempla a interdisciplinariedade, se os jogos são atraentes para prender o interesse e atenção de seus jogadores, se as regras são claras e de fácil entendimento. Se faz necessário estipular dias e horários para que ocorram com regularidade para que seus participantes se apropriem das regras, estratégias e tomem gosto por essas atividades, que na realidade podem ser sempre aprimoradas e adaptadas conforme o contexto da rotina das aulas. Enfim,a construção do apre de conteúdos está intrínseco nos jogos.
Com essas dinâmicas lúdicas tornamos as aulas mais atrativas e dinâmicas.
Comentários
Postar um comentário