SÍNTESE REFLEXIVA



SíNTESE REFLEXIVA 2016-01

Ao reler nossos registros deste semestre ,pude observar a evolução do meu aprendizado  e de todo o caminho que já percorremos até o presente momento. Pude fazer uma pequena retrospectiva de quanto podemos nos aprimorar, evoluir ,se reciclar e seguir em frente. Redescobri que o aprendizado pode ocorrer a qualquer tempo de nossas vidas se assim nos permitirmos .Pude também reavaliar o meu papel enquanto discente e docente , e através desta observação reciclar e mudar algumas práticas na práxis educacional .
Nossos registros nos trazem subsídios para ministrarmos com mais embasamento ,resgatando práticas de atividades que havíamos deixado de lado e concomitantemente as novas tecnologias que fazem parte do cotidiano dessa geração em que nós professores estamos fadadas a atender e acompanhar suas evoluções e necessidades .
Na prática sentimos o que priorizamos na teoria , como a interdisciplinaridade, que uma disciplina ou assunto está ligado intrinsicamente a outro e vice versa.   O que ocorreu exatamente conosco ao fazermos links de assunto que  estão inseridos um dentro de outro ,que tudo está contextualizado  e muitas vezes se misturam e se completam

. Nesse semestre ,as interdisciplinas articularam conceitos em torno das temáticas principais: ludicidade, expressividade e narrativas digitais.

Essas interdisciplinas contribuíram para tornar minha dinâmica e rotina de sala de aula algo mais prazeroso para alunos e professora. Contribuiu para retirar o ranso que adquirimos ao longo de anos de exercício da profissão ,ao qual recebemos sempre críticas por fazer ou não fazer respectivas atividades .Onde há a crítica e cobrança de pais ,que não compreendem o real valor dessa interação entre o ciclo acima representado ,para o aprendizado de nossas crianças e adolescentes.
Toda essa reflexão me fez ver a real importância do meu trabalho como professora e como aluna .Que o meu exemplo de aluna também contribuí para a motivação aos estudos dos meus alunos ,que somos todos engrenagens de um único processo contínuo.

SEMINÁRIO INTEGRADOR III


Com essa interdisciplina houve a construção de muitos aprendizados em vários âmbitos ,principalmente no quesito novas tecnologias e narrativas digitais como ferramentas aliadas ao ensino.
Por meio do Seminário Integrador pude aprender a utilizar todas as ferramentas descritas no Mapa Conceitual acima ,bem como outras ferramentas que agregaram um novo referencial de aprendizagens .Outra contribuição pertinente à essa disciplina foram às reflexões sobre como qualificar nossas postagens e os projetos de aprendizagens por investigação, como fazê-los em conformidade com conceitos e critérios do PEAD .Mas também houve as  contribuições e a reciprocidade das trocas entre nós ,as acadêmicas da UFRGS,via whatszap ,facebook e email .Foram momentos que nos tornaram mais próximas umas das outras ,para a resolução de questões pertinentes ao grupo e posteriormente questões pessoais ,nos tornamos uma grande família ,umas preocupadas com as outras.


LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Segundo Piaget (1896-1980),"O lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio de diferentes tipos de jogos .O de exercício(caracterizado pela repetição)  e o simbólico ( faz de conta) está no cotidiano das crianças desde muito cedo. “
O lúdico agrega valor ao aprendizado dos conhecimentos escolares, tornando-os significativos para as crianças ,por conseguinte revelam habilidades e competências natas que cada indivíduo traz consigo ,bem como auxilia na cooperação ,autonomia e reciprocidade .
 No âmbito escolar, nos compete proporcionar atividades lúdicas na rotina de sala de aula .Mas antes de proporcioná-las às crianças ,elas requerem pesquisas e planejamentos prévios como já mencionava John Hinzinga (1872-1945)” E na intensidade ,na fascinação ,na capacidade de excitar que residem à própria essência e a característica primordial do jogo.”
O planejamento lúdico deve estar em conformidade com os objetivos a serem trabalhados, bem como a faixa etária adequada para cada etapa dos componentes curriculares  .No entanto, exige uma organização anterior à prática ,onde se  providencia  os jogos em quantidade suficiente aos alunos ,assim como a estipulação de horário programado para que a atividade ocorra com certa regularidade e fluidez integrando-se ao planejamento e à rotina da turma.
Os professores ainda possuem a incumbência de explicar deforma clara e coesa aos pais e responsáveis o propósito das atividades lúdicas no cotidiano escolar e desconstruir os pré-conceitos que os mesmos possuem sobre as atividades envolvendo o brincar.
Cabe à nós professores à responsabilidade de argumentar com as famílias os conceitos de ludicidade ,enfatizando seus benefícios nos campos sócio-afetivo-cognitivo e intelectual das crianças .Visto que o brincar esta previsto na Legislação Brasileira.
Art. 4º – ECA, do direito ao brincar
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitá.

LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

.Essa disciplina foi muito esperada ,mas desafiadora.Com ela pude aprender um pouco sobre um admirável mundo novo , que nele existe uma infinidade de  diferenças :cultural  e sócio -antropológica ,que existem sinais ,gestos e expressões próprios e há a pedagogia surda ,bilíngue e visual ,onde possuem traduções  inerentes a  cultura surda ,bem como uma literatura própria para eles, que não há ”limitações” e que por conseguinte tenho muito para estudar  e aprender .Essa disciplina me tirou da minha zona de conforto ,agora estou buscando um curso particular para aprender um pouco mais dessa língua.

MÙSICA NA ESCOLA

A música é uma ferramenta poderosa nos anos iniciais  ,pois através dela, mesmo sem nenhuma técnica vocal ou musical ,nós professoras a inserimos .
A Musicalidade e práticas musicais na escola,se fazem presentes desde o ínicio da entrada até o momento da saída das crianças:
*rotina;
*diaS da semana;
*tempo;
* guardar o material;
* apresentações e datas comemorativas;
* Contos de Fadas ou Fábulas;
*volta à calma...
Enfim a música e a musicalidade estarão sempre presentes no contexto escolar ,quer seja de maneira formal ou informal.
Outra reflexão de importante relevância para mim foi o filme Minha Voz,minha vida ,ali me vi naquela professora ,que no dia a dia se descuida da sua principal ferramenta de trabalho ,esse filme serviu com um grito de alerta para a mudança de hábitos e cuidados com a minha voz.



LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM


Essa disciplina foi bastante aproveitada no cotiano da minha prática pedagógica ,pois gosto muito de trabalhar com os meus aluno os gêneros textuais ,leitura deleite, dramatização , contextualização ,adaptação...
Todos os conteúdos vistos vieram ao encontro de Projetos previstos na escola onde atuo ,como por exemplo:
*Contos de fadas e outros clássicos
*Fábulas ,lendas ,parlendas ,causos ,contos tradicionais ,historietas ,história em quadrinhos ,crônicas ,relatos ,poemas ,poesias
*Problematização da leitura em sala de aula como pretexto
*Autores Brasileiros
Todas as abordagens que vimos e discutimos contribuíram para a formação de novos conhecimentos e bagagens pedagógicas para a minha  práxis docente e pessoal .






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