SÍNTESE REFLEXIVA
SíNTESE REFLEXIVA 2016-01
Ao reler nossos registros
deste semestre ,pude observar a evolução do meu aprendizado e de todo o caminho que já percorremos até o
presente momento. Pude fazer uma pequena retrospectiva de quanto podemos nos
aprimorar, evoluir ,se reciclar e seguir em frente. Redescobri que o
aprendizado pode ocorrer a qualquer tempo de nossas vidas se assim nos
permitirmos .Pude também reavaliar o meu papel enquanto discente e docente , e
através desta observação reciclar e mudar algumas práticas na práxis
educacional .
Nossos registros nos trazem
subsídios para ministrarmos com mais embasamento ,resgatando práticas de
atividades que havíamos deixado de lado e concomitantemente as novas
tecnologias que fazem parte do cotidiano dessa geração em que nós professores
estamos fadadas a atender e acompanhar suas evoluções e necessidades .
Na prática
sentimos o que priorizamos na teoria , como a interdisciplinaridade, que uma
disciplina ou assunto está ligado intrinsicamente a outro e vice versa. O que ocorreu exatamente conosco ao fazermos
links de assunto que estão inseridos um
dentro de outro ,que tudo está contextualizado
e muitas vezes se misturam e se completam
. Nesse semestre ,as interdisciplinas articularam conceitos
em torno das temáticas principais: ludicidade, expressividade e narrativas
digitais.
Essas interdisciplinas
contribuíram para tornar minha dinâmica e rotina de sala de aula algo mais
prazeroso para alunos e professora. Contribuiu para retirar o ranso que
adquirimos ao longo de anos de exercício da profissão ,ao qual recebemos sempre
críticas por fazer ou não fazer respectivas atividades .Onde há a crítica e
cobrança de pais ,que não compreendem o real valor dessa interação entre o ciclo
acima representado ,para o aprendizado de nossas crianças e adolescentes.
Toda essa reflexão me fez
ver a real importância do meu trabalho como professora e como aluna .Que o meu
exemplo de aluna também contribuí para a motivação aos estudos dos meus alunos
,que somos todos engrenagens de um único processo contínuo.
SEMINÁRIO
INTEGRADOR III
Com essa interdisciplina
houve a construção de muitos aprendizados em vários âmbitos ,principalmente no
quesito novas tecnologias e narrativas digitais como ferramentas aliadas ao
ensino.
Por meio do Seminário
Integrador pude aprender a utilizar todas as ferramentas descritas no Mapa
Conceitual acima ,bem como outras ferramentas que agregaram um novo referencial
de aprendizagens .Outra contribuição pertinente à essa disciplina foram às
reflexões sobre como qualificar nossas postagens e os projetos de aprendizagens
por investigação, como fazê-los em conformidade com conceitos e critérios do
PEAD .Mas também houve as contribuições
e a reciprocidade das trocas entre nós ,as acadêmicas da UFRGS,via whatszap
,facebook e email .Foram momentos que nos tornaram mais próximas umas das
outras ,para a resolução de questões pertinentes ao grupo e posteriormente
questões pessoais ,nos tornamos uma grande família ,umas preocupadas com as
outras.
LUDICIDADE
E EDUCAÇÃO
Segundo Piaget (1896-1980),"O
lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio de diferentes tipos
de jogos .O de exercício(caracterizado pela repetição) e o simbólico ( faz de conta) está no
cotidiano das crianças desde muito cedo. “
O lúdico agrega valor ao
aprendizado dos conhecimentos escolares, tornando-os significativos para as
crianças ,por conseguinte revelam habilidades e competências natas que cada
indivíduo traz consigo ,bem como auxilia na cooperação ,autonomia e
reciprocidade .
No âmbito escolar, nos compete proporcionar
atividades lúdicas na rotina de sala de aula .Mas antes de proporcioná-las às crianças
,elas requerem pesquisas e planejamentos prévios como já mencionava John
Hinzinga (1872-1945)” E na intensidade ,na fascinação ,na capacidade de excitar
que residem à própria essência e a característica primordial do jogo.”
O planejamento lúdico deve
estar em conformidade com os objetivos a serem trabalhados, bem como a faixa
etária adequada para cada etapa dos componentes curriculares .No entanto, exige uma organização anterior à
prática ,onde se providencia os jogos em quantidade suficiente aos alunos
,assim como a estipulação de horário programado para que a atividade ocorra com
certa regularidade e fluidez integrando-se ao planejamento e à rotina da turma.
Os professores ainda possuem
a incumbência de explicar deforma clara e coesa aos pais e responsáveis o
propósito das atividades lúdicas no cotidiano escolar e desconstruir os
pré-conceitos que os mesmos possuem sobre as atividades envolvendo o brincar.
Cabe à nós professores à
responsabilidade de argumentar com as famílias os conceitos de ludicidade
,enfatizando seus benefícios nos campos sócio-afetivo-cognitivo e intelectual
das crianças .Visto que o brincar esta previsto na Legislação Brasileira.
Art.
4º – ECA, do direito ao brincar
É
dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público
assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à
vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à
profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência
familiar e comunitá.
LIBRAS-LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS
.Essa disciplina foi muito
esperada ,mas desafiadora.Com ela pude aprender um pouco sobre um admirável
mundo novo , que nele existe uma infinidade de diferenças :cultural e sócio -antropológica ,que existem sinais
,gestos e expressões próprios e há a pedagogia surda ,bilíngue e visual ,onde
possuem traduções inerentes a cultura surda ,bem como uma literatura
própria para eles, que não há ”limitações” e que por conseguinte tenho muito
para estudar e aprender .Essa disciplina
me tirou da minha zona de conforto ,agora estou buscando um curso particular
para aprender um pouco mais dessa língua.
MÙSICA
NA ESCOLA
A
música é uma ferramenta poderosa nos anos iniciais ,pois através dela, mesmo sem nenhuma técnica
vocal ou musical ,nós professoras a inserimos .
A
Musicalidade
e práticas musicais na escola,se fazem presentes desde o ínicio da entrada até
o momento da saída das crianças:
*rotina;
*diaS da semana;
*tempo;
*
guardar o material;
*
apresentações e datas comemorativas;
*
Contos de Fadas ou Fábulas;
*volta
à calma...
Enfim
a música e a musicalidade estarão sempre presentes no contexto escolar ,quer
seja de maneira formal ou informal.
Outra
reflexão de importante relevância para mim foi o filme Minha Voz,minha vida
,ali me vi naquela professora ,que no dia a dia se descuida da sua principal
ferramenta de trabalho ,esse filme serviu com um grito de alerta para a mudança
de hábitos e cuidados com a minha voz.
LITERATURA
INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM
Essa disciplina foi bastante
aproveitada no cotiano da minha prática pedagógica ,pois gosto muito de
trabalhar com os meus aluno os gêneros textuais ,leitura deleite, dramatização
, contextualização ,adaptação...
Todos os conteúdos vistos
vieram ao encontro de Projetos previstos na escola onde atuo ,como por exemplo:
*Contos de fadas e outros
clássicos
*Fábulas ,lendas ,parlendas
,causos ,contos tradicionais ,historietas ,história em quadrinhos ,crônicas
,relatos ,poemas ,poesias
*Problematização da leitura
em sala de aula como pretexto
*Autores Brasileiros
Todas as abordagens que
vimos e discutimos contribuíram para a formação de novos conhecimentos e
bagagens pedagógicas para a minha práxis
docente e pessoal .
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