Brincadeiras
As brincadeiras na aprendizagem são previstas na BNC(Base
Nacional Comum Curricular) onde prevê experiências com foco na interação e ludicidade .
O brincar propicia
um conjunto de hipóteses e associações que por sua vez ,tornam-se uma importante
ferramenta de ensino,auxiliando no desenvolvimento e aquisições formais ,sendo
assim, o brincar não é apenas um mero momento de distração.
Por meio das brincadeiras
surge a vontade de participar
,desperta o desejo de saber ,estimula-se o interesse e concentração , a alegria
da conquista ,a apropriação do conhecimento ,o aprender a ganhar e perder ,o
respeito aos adversários nos jogos ,trabalham-se as frustrações ,o sentimento de coletividade ,
a confiança ,o espírito de cooperação
As atividades lúdicas servem como uma atividade
complementar à atividade pedagógica. Através do brincar ,há a consolidação da
alfabetização .
Para proporcionar
o desenvolvimento de novas habilidades e competências no processo de aprendizagem ,precisamos rechear nossa
práxis com criatividade ,imaginação ,músicas .hora do conto e brincadeiras
,para que desta forma possamos permitir a
realização de novas descobertas em um contexto prazeroso e divertido.
Olá Andréia,
ResponderExcluirO brincar é uma atividade complementar ou pode ser considerada uma ferramenta pedagógica?
Att,
Tutora Rocheli