sábado, 28 de novembro de 2015
Consciência fonológica
Esta postagem sobre consciência fonológica ,a meu ver atualmente ficou
desqualificada ,pois ficou muito sucinto, faltou aprofundar o assunto ,referencial
teórico , imagens, exemplos....
Hoje a reescreveria com mais propriedade ,exemplificaria as etapas e
suas características ,com uso de imagens,hiperlink.
Consciência fonológica significa tomar ciência (conhecimento) dos sons
da língua. No processo de alfabetização quando tomamos ciência dos sons
aprendemos mais rápido ao analisar as
regras de correspondência em letras e sons. Por isso é imprescindível a
metodologia adequada, para a associação e apropriação desta habilidade
neste processo .Pois o processamento fonológico está ligado com o processamento
de informações,e este ocorre interligada às outras habilidades, baseadas na fala e
na linguagem oral ,evoluindo no processo de aprendizagem.
Para obter resultados
satisfatórios devemos trabalhar com conteúdos significativos para a criança
como por exemplo: o que tem na sua casa com a letra B?A escrita é uma
forma de representação do mundo, assim como o desenho e a fala. Quando a
criança escuta a palavra boneca ,ela lembra do objeto pois reconheço a palavra
como nome do objeto. Para escrever é essencial reconhecer os sons que formam a
palavra. Estas correspondências significativas facilitam a compreensão em
relação a fonema-grafema estimulando a consciência fonológica, desenvolvendo a
habilidade de refletir, identificar e manipular sons da língua, percebendo os
componentes da fala ( frases, palavras, sílabas e fonemas)
A descoberta do principio
alfabético propriamente dita onde há a relação
fonemas (sons) / grafemas (letras). Neste processo é preciso brincar de
ouvir, observar, manipular, fazendo uso da percepção de sons não verbais,
percepção de sons verbais, percepção visual, percepção táctil . É reconhecer a relação som-letra, refletir
sobre as partes que compõem as palavras faladas.
Nesta construção da aprendizagem
é preciso muita estimulação visual,auditiva e de repetição para a compreensão
do conhecimento.
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